[TEST DRIVE] O Expression do Bil Gates

Esse vosso humilde blogueiro testou e comparou as duas versões do Expression, antes e pós Bill Gates.
A nova versão (Pós Bill Gates - PBG) é bem pior em relação a anterior. Muitos recursos foram escondidos o que fez algumas elementos ficarem sem nenhum sentido para o novo usuário.
Eu já havia comentado que um dos principais problemas do Expression antigo era justamente o excesso de "baboseiras" para o pobre usuário escolher, mas elas eram necessárias a um soft de ilustração vetorial em mídia natural (leia-se "pintura"). Veja por exemplo o Maya (soft 3D da Alias), à primeira vista a sensação é que é impossível lembrar de tanta coisa, tantos controles e tantos detalhes, mas com o tempo o usuário percebe a necessidade de cada menu e ferramenta. O mesmo acontecia com o Expression. Controlar vetorialmente uma pincelada é uma coisa realmente complexa. O sentido da pincelada, por exemplo, era indicado por uma setinha associado à uma ferramenta "banderinha". O resultado de uma pincelada da esquerda para a direita e diferente se dado no sentido inverso, da direita para a esquerda. Esse tipo de problema não existe em ilustrações técnicas e precisava de formas novas de controle.
A Microsoft resolveu o problema no atacado, baniu tudo que pudesse confundir o usuário, mas manteve as tais setinhas por lá (Rarará!). Então transformou o Expression num soft simples e muito fácil de usar mas com um monte de coisinhas que o usuário noviço não tem a menor idéia para que serve. Mudou os atalhos e a forma de interagir com o usuário para aproximar-se do Ofice e principalmente dos programas da Adobe. Por exemplo Ctrl+"+" é zoom in, e por ai vai.
Da forma que está pode ganhar muitos usuários, principalmente os mais inexperientes e pode sim representar o grande perigo para a Adobe, mas, aparentemente, não tem o foco em comunicação impressa e sim na Internet. Os recursos de exportação para outros formatos funcionam muito mal, mas isso já era de se esperar num soft beta e o menu de impressão é precário.
Para comunicação impressa é melhor, infinitamente melhor, o Expression 3. Em tudo que interessa ao uso profissional a versão 3 é superior.
Depois de analisar bem o Expression PBG eu fico achando que as reclamações da Adobe são precedentes. Caso a Microsoft resolva integrar o Expression com o Office 2007 ou 2011, o formato ".doc" pode começar a freqüentar às gráficas e teremos muita saudade do tempo em que o único problema eram as texturas, os efeitos e os arquivos anexados do CorelDraw!

1 comentários:

Túlio Thales disse...

É uma porcaria, não tive duvidas em nenhum momento. Agora, que seja a Microsoft ou outra, mas a Adobe precisa de uma concorrente. Sou um fã incondicional dos produtos da Adobe, 90% dos trabalhos com faço são utilizando seus produtos, mas assim como eu muitos acreditam que até mesmo para evolução dos mesmos existe a necessidade de uma "pressão extra". Bem vindo novamente Expression, e vejamos pelo lado bom, deixaremos de falar mal só da Corel, teremos mais assunto... hahahah