[BOAS PRÁTICAS] Transparência no QuarkXpress

Eu sempre achei o suporte da Quark para seus usuários de boa qualidade. Não exatamente pela quantidade de informações disponível pela web, mas pela qualidade geral de informação. Recentemente encontrei um pequeno manual ensinando não truques ou com turbinar os leiautes, mas simplesmente como usar melhor o programa, um manual de boas práticas.
Quem tem contato com grandes empresas já conhece esse tipo de coisa. Eu já prestei serviço a alguma empresas de tecnologia na área médica e ajudei a publicar alguns manuais de boas práticas, mas nunca tinha visto nada parecido no nosso ramo. Geralmente as pessoas aprendem as melhores práticas da pior forma possível, quebrando a cara. Muitas empresas colocam novos recursos nos seus softs e não alertam os usuários para as melhores práticas com aquele recurso.
Quem convive no dia-a-dia com o CorelDraw ou Illustrator sabem bem o que estou dizendo.
Muitas vezes as informações estão sob o título de "manual" assim: Manual para envio de arquivos, mas na verdade deveria ser "Boas práticas para envio de arquivos". Muitas gráficas e editoras que recebem arquivos poderiam começar a mudar esse panorama publicando manuais de boas práticas internos com as práticas mais usuais e problemáticas e distribuindo manuais para seus usuários e clientes avisando para os problemas de não seguir as boas práticas.
A Quark já faz isso normalmente. Recentemente encontrei um manual de boas práticas sobre transparências que você pode fazer o download:

AQUI!!

Se seguido com disciplina nada de errado vai ocorrer que seus trabalhos.
Acho isso uma questão de respeito e humildade com o usuário.

[MICROSOFT] Office 2007 - "O Fenômeno"

Eu hoje fiz uma visita a um desses sites com listagem de arquivos que podem ser baixados usando o Torrent e dei boas risadas. Num deles, o Mininova (mininova.org), tem uma curiosidade que deveria preocupar muito o pessoal da Microsoft, O Windows Vista ocupa apenas uma discreta nona colocação entre os programas mais compartilhados, ou seja, no ranking da pirataria o Vista anda mal das pernas. Mesmo “de grátis” pouca gente quer baixar.
Mas outro fato deve deixar o pessoal do Bill Gates alegre, a primeira colocação pertence à Microsoft com o Office 2007 em francês.
O usuário que usa o Torrent sabe o que baixa. Realmente o Office 2007 é a melhor novidade do ano até agora. Eu classificava o Office com um soft com os dias contados até ver a versão 2007. Nada de novo e relevante havia sido apresentado desde a versão 95 e chegou ao ponto de não haver nenhum diferença entre o produto da Microsoft e o OpenOffice, um freeware.
Com o Office 2007 a Microsoft inovou como não foi possível com o Windows Vista. A interface é totalmente nova e revolucionária. Ela leva em conta a crescente complexidade dos recursos e tenta não confundir o usuário com toneladas de opções duplicadas. Uma das mais visíveis inovações é a abolição dos menus deslizantes pela criação de um novo conceito onde o menu é transformado numa paleta, ou seja, antes os programas tinham menus e paletas apresentando os mesmos recursos, a Microsoft acabou com essa duplicidade.
Quando o CEO da Adobe, Bruce Chizen, afirmou que temia a concorrência do formato DOC no mundo da produção gráfica ele tinha toda razão. Com essa nova interface a Microsoft pode lançar um produtor matador que concorra com o PageMaker ou até com o Indesign. Ela tem dinheiro para isso. Vamos pagar pra ver, eu adoraria usar um Illustrator (ou FreeHand) com essa interface.

[DTP COM LINUX] - Finalmente um editor de imagem

Ontem recebi de um dos nossos colaboradores uma dica que levou a um editor de imagens rasterizadas que pode substituir Gimp com enorme vantagens.
O Gimp, mesmo sendo um grande programa, tem um problema congênito gravíssimo, não possui o espaço de cores CMYK. Isso é fatal para quem trabalha com DTP com uma certa qualidade. Muitas soluções para converter arquivos foram apresentadas, mas todas péssimas, precárias. O Gimp não edita canais de CMYK e todos nós sabemos como faz parte do dia-a-dia a edição de canais.
A dica me levou a um "clone" do Photoshop chamado PIXEL. Ele é um clone descarado, uma maravilha pois não é necessário aprender comandos ou novas técnicas; tudo que você sabe no Photoshop pode ser usado plenamente no Pixel. O Pixel trabalha com CMYK de forma nativa, ou seja, é tão natural trabalhar com RGB como com CMYK.
Senti falta de uma configuração personalizada da separação de cores. Só é possível trabalhar usando perfis e a versão Windows de demonstração está cheia de bugs. A Linux, entretanto, trabalhou suavemente.
O Soft foi desenvolvido por Pavel Kanzelsberger usando um compilador livre de Pascal e tem versões para GNU/Linux/x86, Windows e MS-DOS, GNU/Linux/PPC, ZETA/BeOS/x86, QNX/x86, FreeBSD/x86, Mac OS X/x86, Mac OS X/PPC, MorphOS/PPC, SkyOS, eComStation and OS/2 (Ufa!!!).
O Pixel não é GNU, é um soft pago, custa U$ 89, mas vale a pena para se completar uma plataforma com Ubuntu e ficar esperando por uma inovação no Gimp numa versão futura.

Visite e baixe uma versão pra você:

AQUI!!!

Voltei a ver o Linux de forma mais positiva.

[MICROSOFT] Será o Vista o Windows ME II?

A história do Windows Vista faz lembrar o fracasso do Windows Millenium (ME). Muita gente já está chamando o Vista de Windows ME II.

A Microsoft foi surpreendida essa semana com a notícia que uma das maiores fabricantes de PCs com Windows do mundo, a Dell, tinha voltado e oferecer aos seus clientes dos EUA máquinas com o Windows XP e não o Vista.
A Dell explicou que foi uma exigência dos clientes, que muitos estavam preferindo máquina sem nenhum sistema operacional. Isso era ruim para a empresa pois deixava o preço dos equipamentos muito baixos, ela teve que voltar a oferecer o XP para recompor os preços.
A Microsoft não confessa as dificuldades com o Vista, mas muitos indícios levam a crer em graves problemas. Na China a empresa resolveu ignorar a pirataria e até sugeriu aos usuários adquirirem um pacote de U$ 3,00! O mais interessante é que a sugestão foi dada pelo próprio Gates. Nas ruas de Xangai é comum ambulantes venderem cópia de apenas U$ 1,00 sem nenhum tipo de repressão por parte dos advogados da empresa. O comentarista americano Dvorak diz que extra oficialmente a Microsoft teme o avanço do Ubuntu na China e tenta com essa estratégia igualar a disputa.
Muitos fabricantes de hardware não estão disponibilizando drives para o Windows Vista e os desenvolvedores de games temem lançar versões dos seus produtos para Vista e amargar vendas pífias como aconteceu com Flight Simulator X da Microsoft que foi concebido para tirar proveito da nova arquitetura do Windows Vista, mas ainda não foi levando a sério pela comunidade de usuários do simulador. Em outros setores como o nosso o Vista também enfrenta muitos problemas pois já foi descoberto uma série de incompatibilidades entre o Creative Suite CS2 da Adobe e o Vista.
Por outro lado continua o faz-de-conta da Apple com as comunidades que incentivam a montagem de Hackintoshs. A Apple faz-de-conta que não está sabendo de nada e as comunidades fazem-de-conta que são piratas.
No fundo de todas essas dificuldades está o Ubuntu. Acreditem em mim.
Caso a tendência dos sistemas operacionais gratuitos venha a se confirmar a Microsoft estará em grandes apuros pois não será apenas um fracasso de um produto, como foi o Windows ME, e sim o fim de uma forma de comercialização e de obtenção de lucros. Pode ser o golpe fatal contra a Microsoft que conhecemos hoje.