[DTP COM LINUX] Pixel caminha para a maioridade

Finalmente uma coisa realmente boa para rodar no meu Ubuntu, a nova versão do editor de imagens rasterizada Pixel.

O Pixel versão 1.0 beta 7 é realmente uma boa novidade. Eu já havia testado e versão beta 6 AQUI!!! e fiquei muito animado, mas a versão beta 7 superou as minhas mais otimistas expectativas.
Trata-se de uma cópia descarada e maravilhosa do Photoshop. Tem a maioria das facilidades do soft da Adobe, com algumas coisas a mais, menor consumo de memória RAM, desempenho razoável, trabalha perfeitamente com CMYK e custa somente U$ 38 (R$ 71 , hoje)!
Roda em quase todos os sistemas operacionais que se conhece, inclusive Linux e foi traduzido para língua portuguesa. Tem problemas? Tem sim. Um deles é estranhar os arquivos PSD do Photoshop. No meu teste tive que exportar no formato PNG para poder funcionar. A versão de teste tem algumas limitações principalmente para trabalhar com arquivos CMYK e exportar.
Faça o seguinte, baixe uma versão de teste com somente 12,9MB e constate você mesmo.
Para a plataforma Linux ganhar a maioridade falta somente um bom soft ilustração vetorial e um editor de página impressa que pode ser a versão 2.0 do Scribus (com marcas de corte e registro!!!).
Antes que perguntem, ele não é concorrente do GIMP. O Pixel é pago.

Visite o site e baixe o programa aqui!

[MICROSOFT] Tome cuidado quando usar o Excel 2007

Descoberto bug no Microsoft Excel 2007 que pode atrapalhar a vida de muita gente que pedende do programa.

Não dá nem pra falar bem da Microsoft. O novo Office 2007 é sensacional, é verdade, eu amei, mas já descobriram um bugzinho para atrapalhar minha felicidade.
O bug é muito tolo e foi descoberto acidentalmente pelo usuário Molham Serry. Consiste num erro ao multiplicar 850 x 77,1. O resultado dessa conta é 65.535, mas o Excel mostra o valor 100.000. O mais interessante é que se for adicionado + 1 na conta ele dar o resultado 100.001, errado, mas se for subtraído -1 ele dar o valor correto 65.534!
Segundo nota distribuída pela Microsoft o problema é relacionado ao algoritmo de arredondamento e o erro acontece somente próximo ao número 65.535. Portanto, se você tiver uma conta nesse valor para pagar o soft lhe dará um tremendo prejuizo.

Rarará!

Pelo sim, pelo não, use a versão 2003 para coisas importante, pois ninguém sabe se existem outros números múltiplos ou frações de 65.535 problemáticos. Então, aproveite a oportunidade e passe a usar o Lotus Synphony mostrado aí do lado que além de muito bom é gratis e mata a cobra e mostra o pau (click na imagem para ver ele fazer a conta certa).

Visite Blog do Maurício Grego e a resposta da Microsoft

[MICROSOFT] Windows Vista, a drag queen da Microsoft

Microsoft oferece downgrade para usuários do Windows Vista Bussiness ou Ultimate sem nenhum custo, "de gratis", basta pedir.

Esse é o maior fracasso de toda história da Microsoft, o reconhecimento oficial que uma versão de um sistema operacional é tecnicamente inferior à anterior pois apenas mudou aspectos da aparência, perfumaria. Eu já havia comentado em outro post sobre os esforços da empresa para salvar o Vista (AQUI!!!), entretanto, foram em vão, a vaca foi para o brejo, o consumidor descobriu o embuste.
Essa armadilha já pegou a Microsoft pela segunda vez. A tentação é fazer um novo produto que atenda às necessidades do departamento de marketing, mas não implique em custos de desenvolvimento, ou seja, fazer uma maquilagem e lançar como novo. O Windows ME foi a primeira tentativa e mesmo tendo sido um fracasso deu lucros à empresa e tempo para o desenvolvimento do Windows XP, esse sim um grande trabalho.
Na opinião desse vosso blogueiro essa foi uma operação com risco calculado. A Microsoft já sabia que seria um fracasso, mas lançou o produto para tapar o buraco até a chegada do Windows Seven, esse sim cheio de novidades reais. Gates sabe que não existe concorrentes para o XP, que a Apple está mesmo interessada em iPhones e iPods, que o Linux continua patinando pois não tem uma orientação de marketing eficiente. Restava então confundir o mercado, lançar produtos que são apenas engodos. Quem lê o Prelo não caiu nessa armadilha da Microsoft.
Caso você seja o infeliz possuidor de um Windows Vista Bussiness ou Ultimate é possível conseguir um número serial do Windows XP pelo telefone (11) 3444-6844 – de segunda à sexta das 8 às 20h; finais de semana a feriados, das 9 às 19h. Eles não enviarão o CD para você, mas darão uma autorização (Rarará!) para você usar a cópia do XP do seu vizinho.

Vida longa ao Windows XP!!!

[TÉCNICA] Pantone lança novo sistema para cores da indústria

A Pantone lança um novo padrão de cores para substituir seu padrão atual que já tem 45 anos de idade. O novo produto chama-se PANTONE® Goe™ System.

Quem trabalha com o sistema de cores Pantone conhece o samba do crioulo doido. Usar Pantone é hoje quase uma garantia de problemas, pois boa parte das pessoas no mercado não sabe do que se trata e existem muito problemas no momento de converter cores Pantone para CMYK: O padrão de tintas gráficas no Brasil é o Europa e a maioria dos softs separa usando tintas americanas, padrão SWOP; Muitas cores reproduzidas pelo CMYK não possuem seus correlatos no sistema Pantone e vise-versa; Muitas cores do sistema Pantone não conseguem ser reproduzidas de forma agradável pelo processo CMYK, gerando cores com tramas de retículas desagradáveis; Monitores de vídeo não conseguem reproduzir cores Pantone (Reflex Blue, por exemplo).
Por esses e por muitos outros problemas o Pantone está sendo esquecido no Brasil. Já virou até palavrão para muitos alunos de comunicação.
O sistema Pantone é um anacronismo da indústria gráfica pré-computador que continua existindo pela mais absoluta falta de uma opção aceitável. No tempo em que foi lançado, em 1963, as técnicas de separação e impressão em cores eram precárias, as separações eram feitas pela superposição de filtros, manualmente, e as cores “chapadas” eram aplicadas com folhas de retículas das percentagens indicadas e inclinadas no ângulo correto para não criar um moiré. Uma capa de jornal com uma foto colorida e o nome do jornal em uma cor qualquer era um luxo, coisa que só grandes conseguiam viabilizar. Poucas gráficas tinham impressoras com quatro cores e as técnicas de ajuste e correção das cores do processo CMYK, eram segredos bem guardados. Assim, quando se queria uma cor era necessário misturar as tintas usando espátulas de forma muito similar a um pintor.
Lançado em 1962, o sistema Pantone consistia de 14 cores e um veículo branco. Depois foram adicionadas outras cores, mas as 14 iniciais eram e são ainda a base do sistema. É justamente essas cores fundamentais que o novo PANTONE® Goe™ System está mudando. Eu seu lugar um novo sistema mais adaptado aos dias de hoje, com 10 cores básicas que geram 2.058 cores sólidas de boa qualidade. Cada uma das cores tem um correspondente no modo sRGB e para Web e monitores. O novo guia chamado de Geo™ Guide (o anterior era “Formula Guide™”) tem a novidade de possuir uma série de adesivos chamados de Geo™ Sticks, muito bacana e igualmente chique. Os novos softs e sistema de paletas são chamados de myPantone™ e devem funcionar com qualquer sistema e gerar perfil e paletas para qualquer saída, seja impressa ou pelo vídeo e tudo disponível num lindo site chamado mypantone.com, que irá ao ar no início de outubro de 2007, semana que vem. No site terão comunidades, downloads e outros recursos para usuários do sistema.
Não sabemos em que vai dar essa nova iniciativa da Pantone. No passado ela já deu com os burros n’água quando lançou o sistema de impressão em seis cores Hexacrome. Depende em parte de como o mercado de softs vai receber a novidade. A Quark já anunciou que o seu QuarkXpress terá suporte para o PANTONE® Goe™ System, a Adobe ainda se mantém calada. Dizem nos fóruns que ela não gostou da forma como a Pantone criou o seu sistema e que as paletas são cópias do Kuler que foi usado como base para o Adobe Illustrator.
A sorte está lançada.
______________________________
Links:
Pantone
Nota da Quark

[DOMÍNIO PÚBLICO] Imagens estão cada dia melhores

Usar imagens de domínio público é muito mais fácil e simples do que muita gente imagina. O Prelo ajuda você a encontra as melhores livrarias que a internet pode oferecer.

Você sabe o que é domínio público? Se não sabe e explicação vai ficar para a próxima, esse post é apenas para mostrar que é possível encontrar fontes maravilhosas de imagens em domínio público. Rarará! Mas vale apenas lembrar um detalhe da legislação que ajuda quem quer usar essas imagens, qualquer imagem gerada oficialmente por um órgão público é domínio público automaticamente. Nada mais justo, se as imagens foram criada pela iniciativa pública, seu resultado deve ser de domínio público.
O governo norte americano tem grandes livrarias de imagens absolutamente livres, como essa aí do lado que é da Nasa, e também existe uma amplíssima variedade de fontes de imagens de domínio público onde só é necessário informar o uso com um contrato devidamente celebrado.

Visite esse Link AQUI! da Wikipédia e veja como é variado.

Esse será um assunto bem presente nesse blog de hoje em diante, domínio público e temas afins. Muitas novidades no futuro.