[TREINAMENTO] Lynda.com oferece cursos grátis

Isso mesmo! Totalmente free! Trinta e duas horas de treinamento em Adobe Photoshop CS3 com a equipe da Lynda.com. Não pense em coisa pouca, é coisa muita. São vídeos no formato QuickTime com todos os temas que podem interessar a um usuário do Photoshop.
Lynda.com é uma escola pela internet, reconhecida e com muitos prêmios. Não perca!
Agora um comentário de vosso humilde blogueiro, a Adobe está botando pra quebrar no marketing do CS3. Como todos sabem e os economistas comentam, não existe almoço grátis. Se Lynda.com está colocando 32 horas de vídeo para torrar de graça na internet alguém está pagando a conta, possivelmente a Adobe.
Acho que tem uma ligação com o Arranca Rabo entre ela e a Microsoft.

Quem viver verá!!!

Agora o que interessa:
AQUI!!! - Os vídeos da Lynda

[SOLUÇÃO] CMYK para RGB, sem demora

Você mandou para o cliente algumas imagens JPG pelo correio eletrônico e justamente a mais bacana foi em CMYK? Ele respondeu dizendo que a imagem estava errada, ruim? Seus problemas acabaram! Existe um programinha em ASP que faz justamente isso, converte arquivos CMYK para RGB online. (Note bem, de CMYK para RGB e não o contrário!)

CMYK PARA RGB - AQUI!!!

Também é possível redimensionar e aplicar efeitos muito interessantes.

OUTROS BAGULHOS E EFEITOS AQUI!!!

Não esqueça de usar o botão direito do mouse e usar a opção "Salvar a imagem como..." para copiar as imagens modificadas.
A empresa AspJpeg vende uma DLL que faz essa mágica. Se você é desenvolvedor e está interessado pelo assunto, o que acho muito difícil, visite o site da empresa e pague U$ 695 para utiliza-lo no seu site.

[FERRAMENTA] O Kuler ajuda na harmonia


O Kuler é um serviço da Adobe oferecido pelo Adobe Labs e deve ter presença obrigatória nos favoritos de todo design.
Quando comecei trabalhando com criação em 1989, comprei um livrinho chamado "Color Harmony, The guide to creative color combinations" do professor Hideaki Chijiiwa, publicado pela editora americana Rockport. Era e é um verdadeiro tesouro. Além de mostrar milhares de combinações de cores com fotos ótimas, fazia um breve resumo teórico do assunto, justamente o que eu necessitava. O livro, entretanto, tinha um problema crônico, o padrão usado pelo professor era o DIC, muito comum no Japão. O tal padrão não era bem traduzido para o CMYK com as nossas tintas Europa e tive muitos contra-tempos (lembro de um catálogo industrial que voltou duas vezes do prelo, pois um azul clarinho nunca conseguia imprimir).
Hoje os livrinhos são coisas do passado. A Adobe lançou um serviço online chamado Kuler que faz justamente o mesmo, permite criar conjutos de cores harmônicas. Uma mão-na-roda para quem trabalha com criação.
Ele mostra as cores em diversos modos, inclusive CMYK. Pode-se pesquisar as combinações mais populares, temáticas ou salvar suas próprias combinações para outros usuários. Também existe links com artigos e sites onde é possível estudar teoria da cor.
Para o acesso completo é necessário fazer um cadastro na Adobe. FAÇA! Pois é vou publicar muita coisa oferecida pela Adobe que só é acessível à usuários cadastrados.

Lembrando:
KULER

[DTP COM LINUX] - Xara Xtreme é bom cadidato. No futuro

O Xara Xtreme seria a solução mais aceitável para ilustração vetorial, já fez parte do pacote do CorelDraw, depois que separou-se abriu o código para Linux. Continua um soft pago para Windows.

A solução mais plausível para ilustração vetorial com Linux seria o Xara Xtreme. Ele sofre de quase todos os problemas do Inkscape que comentei no post de baixo, mas com algumas vantagens significativas: Um suporte mais sofisticado para edição de texto, mesmo sem recursos para a manipulação de parágrafos, e um suporte de impressão razoável. Na versão "Pro" para Windows que é paga, tem cores Pantone, cria diversas página no mesmo documento, exporta em PDF/X e separa cores com marcas de corte e registro. Diz o desenvolvedor que alguma dessas características serão incorporadas na próxima versão para Linux.
Ao contrário do Inkscape salva os arquivos no seu próprio padrão e tem um filtro para exportar no formato EPS bem aceitável.
Trata-se também de um soft dedicado à internet. É riquíssimo em recursos que só apresentam bons resultados em RGB, no monitor. Cria sombras e gradientes facilmente e tem ferramentas poderosas para montar layouts infernais no estilo rococó, cheios de detalhes e cores vivas fora da região "imprimível" (gamut).
Cuidado novatos! É seu inimigo silencioso, herdou tal característica do Coreldraw. Necessita muita experiência e controle para não "emporcalhar" o trabalho. Pode tornar a produção de um simples panfleto num inferno.
Da mesma forma que o Inkscape é mais eficiente trabalhando junto ao Scribus. Na próxima versão será possível fazer e imprimir seus próprio layouts sem grandes surpresas, mas não espere boa vontade dos buereaus e gráficas.
É um candidato a ocupar o lugar do Illustrator no mundo Linux num futuro que espero seja próximo

Minha sugestão para você: Faça um visita ao site, baixe uma versão de avaliação e veja com seus próprios olhos.

Xara Xtreme para Linux
Xara Xtreme para Windows

Usuários do Mac OSX desculpem, only Linux/Windows.

[DTP COM LINUX] - FreeHand 7 x Inkscape

Mesmo com boas ferramentas de desenho o Inkscape não consegue avançar na produção gráfica pela deficiência crônica de recursos fundamentais.

Em nossa avaliação sobre a possibilidade de construir uma solução para produção gráfica usando Linux o maior e mais dramático problema é a ilustração vetorial. A solução mais comum apresentada pela comunidade Linux é o Inkscape. Instalei o soft e procurei no baú até achar minha velha cópia do FreeHand 7, lançado pela já saudosa Macromedia em 1996/97, portanto, com uma defasagem de dez anos. Depois que instalei o FreeHand notei que é impossível sequer fazer uma comparação válida face a superioridade absoluta do FreeHand para a produção gráfica. Tem explicação. O Inkscape simplesmente não é um soft para a produção impressa e sim de peças voltadas para a Internet. Todos os recursos não utilizados pela Internet são ignorados pelo Inkscape. A ausência é mais dramática é na edição de texto, onde supõe-se que o usuário não terá parágrafos e usará somente linhas de texto, como realmente acontece na Internet. A deficiência também está presente na impressão. Nenhum tipo de ajuda, que não seja as do próprio drive da impressora, é oferecido ao usuário. Nada, nada, nada. A falta de um mecanismo eficiente de separação de cores torna o soft inútil para offset e para serigrafia. A falta de mecanismo para criação de trap e até mesmo o overprint de uma cor ou objeto o torna inútil para qualquer tentativa de uso profissional em flexo.
Não é só isso, tem mais. Como um soft de desenho vetorial para Internet ele salva no formato SVG que foi desenvolvido pela Adobe como solução para fluxo de informações vetoriais pela web e adotada como padrão oficial. Isso seria uma vantagem, já que o que é produzido pelo Inkscape poderia ser aberto diretamente pelo Adobe Illustrator (O CorelDraw não faz isso, por exemplo). O nosso objetivo, entretanto, é justamente o contrário. Devemos evitar usar softs pagos e/ou de outras plataformas. Assim a única vantagem que encontrei no Inkscape foi anulada.
Com todas essas deficiências não é possível usar o Inkscape para a produção direta de peças impressas, como uma solução “solteira”. Restaria para ele o papel de soft auxiliar do Scribus gerando ilustrações vetoriais sem texto para serem importadas e novamente editadas no Scribus.
Esse fluxo de trabalho impõe ao usuário o ônus de aprender dois softs, um deles, o Scribus, complexo, para dar saída a um arquivo simples como um panfleto. Seria muito difícil encontrar um design ou diagramador que desejasse trabalhar numa solução dessas.

[HUMOR] Adobe alvo de paparazi

Próximo ao lançamento do Creative Suite CS3 que será na terça, dia 27 de março às 17h30 , a Adobe foi flagrada por um paparazi que gravou em vídeo o ritmo vertiginoso, alucinante e quase babilônico da linha de produção. Tivemos acesso exclusivo ao conteúdo.
A unidade fabril da gigante da produção gráfica fica localizada no Polo Norte e existem rumores não comprovados que emprega mão-de-obra escrava também usada por Papai Noel. Comenta-se que o bom velhinho resolveu demitir seus afamados assessores e contrata-los como freelancers para as demandas natalinas. A Adobe aproveitou para usa-lo durante a baixa temporada pela metade do salário, claro.

ASSISTA O FILME AQUI!!!

É melhor usar o Internet Explorer e, por favor, aumente o som.
Deixe seu comentário, mas não conte as cenas fortes que viu para não estragar a surpresa daqueles que ainda não assistiram.

Obrigado Marcelo Angola, nosso colaborador.

[SUICÍDIO] Deixe o Bill assinar seu óbito

Eu não resisti. Fui visitar o site da Revista do Windows e cai na risada com a promoção "Ganhe um Windows Vista autografado por Bill Gates". Depois que a Adobe anunciou a incompatibilidade dos seus produtos, Windows Vista eu não quero nem autografado por São Judas Tadeu, o patrono das causas desesperadas. Rarará!

Gato escondido com o rabo de fora


Você pensa que a sessão de comédia acabou aí? Claro que não.
A nossa conceituada revista aprontou um lindo portal, uma coisa mimosa, bem organizado, com muita interatividade, bem azuzinho, lindo!
Mas ao olhar o ícone do site que pode ser visto nas abas do Firefox, descobri que ele usou a tecnologia PHP. Para quem não sabe essa tecnologia é a grande vedete do soft livre, é grátis e a maior arma do Linux contra a Microsoft. Ou seja, altíssima traição. Rarará! Tá duvidando? Visite o site da Drupal e confira.
Tem mais. O Drupal não funciona direito com o servidor de Internet da Microsoft, o IIS, somente é estável com Apache, outro célebre soft livre. Mas a página de erro do portal mostra a logomarca da Microsoft sugerindo que o servidor é o IIS. Rarará!
Fui fazer uma visita a matriz da revista no Reino Unido (AQUI!!!) e a tecnologia usada é, como de esperar, da Microsoft.

Novo Prelo Digital

Andei bisbilhotando uma soluções de gerenciamento de conteúdo para nosso Blog e escolhi justamente o Drupal que é um dos melhores softs que conheci até hoje (opinião compartilhada pelo colunista americano Jonh Dovrak), por esse motivo fiquei achando estranho a presença da mesma navegação que eu já havia decidido para o futuro Prelo Digital.
Para finalizar fique com a linda mocinha da revista fazendo cara de "deixa eu te enganar".

Rarará!

[EVENTO] Expo Design Norte/Nordeste

Anízio Carlos, nosso bom e fiel leitor, nos avisa da realização da Expo Design Norte/Nordeste será no Recife, entre o final de abril e começo de maio. No link baixo, os interessados pode ver todos os detalhes (datas, valores, telefones, etc). As inscrições ainda estão abertas.
Foram prorrogadas as inscrições para a Expo Design N.NE 2007, que ocorrerá entre os dias 29 de abril a 2 de maio na Faculdade Marista do Recife. Os estudantes do ensino superior de design das regiões norte e nordeste agora têm até o dia 5 de abril para concorrer nas 19 categorias da mostra seletiva, se inscrever para a apresentação oral de trabalhos, ou propor a realização de oficinas pelo site do evento.Organizada anualmente pelos estudantes que formam o Conselho Nacional dos Estudantes de Design (CoNE Design), a quarta edição da Expo Design N.NE tem como tema “Onde as idéias se encontram”. O objetivo do evento é promover o design brasileiro em formação, apontar tendências e revelar novos talentos, criando a oportunidade dos estudantes de design expor suas produções acadêmicas em uma mostra aberta ao público.São gratuitas as inscrições de trabalhos para a mostra competitiva, a apresentação oral de trabalhos e a realização de oficinas.

Expo Design N.NE 2007

Local: Faculdade Marista do Recife, de 29 de abril a 02 de maio de 2007

Categorias da Mostra Seletiva: Design de Interiores, Design e Artesanato, Design Promocional, Ecodesign, Embalagem, Fotografia, Game Design, Identidade Visual, Ilustração, Mobiliário, Multimídia, Projetos Editoriais, Projeto Gráfico, Produto-Objeto, Sinalização, Tipografia, Vestuário e Calçados, Vídeo & Animação e Webdesign.

Inscrições: Até o dia 05 de abril, no site www.expoconedesign.org.br/nne
Informações: No blog www.expoconedesign.org.br/nne/blog/ ou pelo email comunicacao@expoconedesign.org.br

APOIO:
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) • Faculdade Marista do Recife • Prefeitura de Olinda
MAIS INFORMAÇÕES:
Janayna Velozo (Coordenadora Geral): (81) 9139.2183 / direcaogeral@expoconedesign.org.br
Rebeca Sá (Coordenadora de Comunicação): (81) 9913.0373 / comunicacao@expoconedesign.org.br

[LINUX] DTP com Linux - Editor de Fontes

A plataforma Linux é cheia de surpresas. Se por um lado não possui nenhum soft decente para ilustração vetorial (vamos voltar a esse tema), por outro tem uma ferramenta para editar e criar fontes de muito boa qualidade e na categoria de Soft Livre.
Trata-se do FontForge. Com ele você pode criar ou editar fontes nos formatos Type 1, True Type, OpenType, Cid-Keyed, Multi-Master, cff, svg and bitmap (bdf, FON, NFNT).
Essa é uma das grandes deficiências da plataforma Windows. O último soft popular e decente para criar e editar fontes foi o Fontographer da Altsys e adquirido pela Macromedia em 1995. Nesse tempo foi lançado a versão 4 e de lá pra cá nenhuma mudança relevante foi adicionada ao soft. Com o processo de aquisição da Macromedia pela Adobe o Fontographer foi licenciado pela FontLab que lançou outro pacote mais sofisticado chamado FontLab Studio pelo preço de U$ 650 lá nos states.
O
FontForge é exclusivo para Linux (use o Ubuntu que é lindo). Existe possibilidade de rodar no Windows usando o emulador Cygwin, mas se eu fosse você não faria isso!
_______________________________________________
Fonte da notícia: O Velho (Visite o velhinho, você vai gostar)

[ARRANCA RABO] A Adobe contrataca de incompatibilidade

Caso você tenha que "pular" do Windows XP para o Vista cuidado!
Pode não ser tão seguro.


Como esse blog já tinha noticiado a semana passada, a Adobe anda às turras com a Microsoft e pode sobrar para os usuários.
Num documento lançado hoje, dia 20 de março, a Adobe diz que os usuários da empresa não devem esperar por updates que tornem seus produtos compatíveis com o Windows Vista. Ou seja, quem tem, por exemplo, um dos produtos presentes no Creative Suite 2 (CS2) pode tirar o cavalinho da chuva e continuar com o velho Windows XP.
Já sabe-se que o After Effects 7 não é estável com o Vista usando o Aero, que o Adobe Encore DVD 2.0 simplesmente não inicializa, que o Acrobat 8 Professional e Standard fecham sem aviso prévio, que o FrameMaker, o Freehand e o PageMaker simplesmente não funcionam.
Achou pouco? Pois não existe compatibilidade entre nenhum produto do Creative Suite CS. Isso mesmo, o Photoshop CS, Indesign CS, Illustrator CS e Golive CS simplesmente não são compatíveis com o Windows Vista.
As únicas ressalvas feitas pela Adobe foram o Flash e o Adobe Reader 8. O primeiro é compatível e o segundo será lançando um update ou nova "sub-versão" até o fim do ano (isso mesmo, fim do ano, Rarará!).
A parte mais interessante fica com o Acrobat 8. O pacote de escritório da Microsoft, o Office 2007 não tem a possibilidade de criar arquivos do Acrobat como as versões anteriores. A desculpa da Adobe é que o Acrobat 8 foi lançado "antes do Office 2007".
Somente as novas versões dos produtos da Adobe serão compatíveis com o Windows Vista. No próximo dia 27 desse mês a Adobe irá lançar o Creative Suite CS3, esse sim compatível com o Vista.
Como todos os visitantes do blog já sabem o mal humor da Adobe dar-se pelo lançamento do pacote de softs da Microsoft para "profissionais da criatividade", Expression, que por sinal é uma bela porcaria. A Adobe pretende forçar um acordo que dê um basta nas pretenções da empresa do Bill Gates no mercado da Adobe. Briga de cachorro grande

__________________________________
Aqui você pode baixar AQUI!!! o documento com informações completas sobre a compatibilidade.

[SOLUÇÃO] Não perca tempo corrigindo imagens

Quais seriam os softs essenciais e os acessórios em produção gráfica? Para mim o plugin Color Mechanic da Digital Light & Color está classificado na categoria essencial. Veja essa imagem do governador de Pernambuco Eduardo Campos, poderia levar muito tempo para conseguir pelo processo padrão corrigir a cor amarelada da camisa causada pela iluminação incandecente. Com o Color Mechanic é quase imediato.
Color Mechanic é um plugin muito popular para o Photoshop que faz correção seletiva em apenas pequenas faixas de cores, sem afetar as outras regiões e cores da imagem. É de uso simples e poderoso, como deve ser os bons programas.
Se você é produtor ou fotógrafo não pode deixar de gastar U$ 29 para colocar esse plugin na sua máquina, vale cada "BU$H" (dolar) que custa. A versão "Pro" que consegue trabalhar com arquivos CMYK custa U$50!

Site da empresa Digital Light & Colors
Página do Plugin Color Mechanic

[LINUX] Você deveria conhecer o Ubuntu

Eu estava procurando uma distribuição do Linux para os nossos testes e dei de cara com uma chamada Ubuntu. Fiquei maravilhado. Acreditem na palavra desse vosso blogueiro, coisa de primeira.
O Ubuntu é de muito longe a melhor distribuição que conheci do Linux até hoje. Ele é baseado em Debian (o que não significa nadica de nada para mim e para você, Rarará!) e tem unidade gráfica numa imitação do System 7, 8 e 9 do Mac. Mas é melhor que os antigos OS da Apple, mais simples e muito mais completo.
É gratuito. Eu baixei o CD, coloquei no drive, dei um boot e ele apareceu alguns minutos depois para um test-drive antes da instalação definitiva, isso mesmo, ele tem uma forma de carregar o sistema sem usar o HD, uma maravilha para quem usa a máquina alheia. Basta você ter um pen drive que o HD fica protegido. Esse é um recurso do Debian que já estava presente em outras distribuições como a Kurumin. A instalação no HD é rápida, em português e ele conseguiu detectar tudo direitinho, som, rede, teclado e todos os etcéteras. O destaque curioso fica por conta da configuração de hora e localização geográfica numa interface parecida à do Google Earth. Perguntas durante a instalação só seu nome, o nome do usuário, onde você mora e uma senha. Só.
O sistema é uma coisa assim, bem laranjinha que combina muito bem com preto de alguns notebooks (Rarará), mas poderia ter outros temas pois termina enjoando. Ele vem configurado para um escritório, ou seja, para um advogado. Se você desejar instalar algum soft, que é um Deus nos acuda no Linux, ele tem uma interface muito boa para simplificar o processo.
Nesse momento, que eu tentava instalar o Scribus e o Inkscape começaram os problemas. Ele não conseguiu colocar pra funcionar a minha conexão Velox! Tentei, tentei, tentei, sem nenhum sucesso. Vou precisar de alguém para me ajudar nessa peleja (já adiantando meu modem é um D-LINK DSL-500t ROUTER).
Mas minha avaliação final é extremamente positiva. Gostaria muito de poder abandonar o meu Windows XP para trabalhar numa coisa elegante e gostosa como o Ubuntu. Mas por enquanto vou ficar apenas brincando e sonhando.

[LINUX] DTP com Linux - Scribus • II

Eu sou da opinião que o Linux necessita de um grande soft para estrear no mundo da produção gráfica. Uma estreia em grande estilo. A plataforma já fez isso com o soft para escritório ("kit advogado") OpenOffice.
Um grande candidato é o editor de página Scribus. Estou testando a última versão 1.3.3.9 e acho que é um soft bem amadurecido e com cara de gente grande. Na maioria dos recursos ele rivaliza com os seus concorrentes, o QuakXpress e o Indesign, sem nenhuma cerimônia. Um ponto forte é a vontade de oferecer uma solução usando o padrão Acrobat PDF/X que o coloca na dianteira em relação ao Quark sem esquecer que também pode criar formulários em arquivos PDF. Não adianta tentar compara-lo ao PageMaker ou a versões anteriores do Quark ou do Indesign pré-CS, ele é melhor que todas sem nenhuma dúvida.
Um dos recurso que chamou minha atenção foi o "histórico de ações" similar a paleta "history" do Photoshop e a possibilidade de criar scripts usando a linguagem Python, que embora seja inacessível aos mortais como nós, dizem os deuses da programação que é muito poderosa.
Depois de futucar bastante notei uma falha básica, a não existência do recurso que adiciona marcas de corte, registro e sangria á página. Fui ao site do soft e descobri que era o calcanhar de Aquiles da versão e que iria ser corrigido brevemente.
Então fui para a "prova-dos-nove". Como todos sabem o CorelDraw também é um soft cheio de recursos sensacionais, mas um parágrafo do Corel é reconhecido à léguas pela má qualidade da distribuição das letras, particularmente no texto justificado. Isso condena o CorelDraw de forma definitiva e irredutível pra mim, pois ninguém quer oferecer aos clientes uma parágrafo cheio de buracos e com letras disputando espaço. Não importa um design lindo com uma tipografia feia. O Scribus, então, precisa primeiro passar no teste da tipografia.
Para os mais noviços eu explico melhor como funciona. Cada fonte (True Type, Type 1 ou OpenType) vem com valores de distância entre as letras pré-definido no próprio arquivo. Então um soft como o Word ou o Excel usa esses valores para qualquer corpo da letra sem nenhuma modificação. O resultado é que um trecho com letras grandes, corpo 16 por exemplo, fica com a aparência de "folgado" e outro com letras pequenas, corpo 6 por exemplo, com a de "apertado".
O QuarkXpress e o Indesign resolvem esse problema com algoritmos que fazem variam as distâncias entre as letras e entre pares de letras específicos de acordo com o tamanho da fonte. Esse recurso é que faz os textos terem uma aparência de harmonia e os diferencia dos restantes.
Fiz o seguinte, peguei um pequeno trecho de um texto qualquer, em língua portuguesa, mas com algumas palavras diferentes e diagramei nos três softs: Scribus, QuarkXpress e Indesign com os mesmo critérios, fonte e hifenização em nosso rude idioma. O resultado (veja as imagens acima) não me surpreendeu. O melhor resultado ficou com o Quark seguido de perto pelo Indesign. O Scribus teve um desempenho pífio, ruim. As imagens falam por si. Com a correção desse grande problema e saindo as marcas de corte, o Scribus será um grande soft e finalmente haverá uma solução para a produção gráfica em Linux, caso contrário não acredito que os produtores mais exigentes possam adotar o Scribus.
Vou continuar testanto. O próximo passo será trapping.