[HARDWARE] Se inveja matasse eu caia durinho



Não precisa dizer nada, é um filme da mesinha Wacom Cintiq 12WX. Agora responda, com uma mesinha dessas faz alguma diferença usar o Mac OSX ou o Windows Vista? Claro que não.

[SOFTWARE] Qual será o futuro do QuakXPress?

Está claro que na luta entre os softs de produção de página impressa o Adobe Indesign foi vencedor. Eu, novamente, estou órfã. Primeiro foi o FreeHand e agora o Quark.
Mas as coisas não são bem assim. A Quark, na verdade, parece que não está mais disposta a enfrentar a Adobe nessa luta e está migrando para uma estratégia defensiva. Eu usei o termo no gerúndio "está migrando" pois ainda não é um processo acabado, existem sinais nesse sentido, a empresa é avessa a badalações e o atual CEO (presidente) fala por parábolas e demora até 90 dias para responder a perguntas simples a um jornalista. Só ficaremos sabendo definitivamente em meados desse ano de 2008.
O comentário que circula é que a Quark entregará o mercado de pequenos e médios usuário à Adobe, ficando somente com os grandes como jornais e revistas. É um movimento lógico, mas profundamente defensivo, dar os anéis para não perder os dedos. O QuarkXPress é uma verdadeira instituição em editoras, revista e jornais do mundo inteiro, mas sempre tratou mal esse mercado. Sempre foi um soft xenófobo. Tem duas versões do programa quase incompatíveis entre si, uma para quem fala inglês e outra - QuarkXPress Passport - para os reles mortais falantes de outros idiomas. Mesmo assim impera quase sozinho em quase todas as redações do mundo.
Dizem que a versão 7 foi a última tentativa de reconquistar o mercado abocanhado pelo Indesign. Pelo calendário da própria empresa a versão 8 será lançada em meados desse ano e tudo indica que não trará grandes novidades para o usuário comum. As versões serão unificadas, não haverá mais o Passport, e as novidades serão principalmente para o trabalho colaborativo, o acesso a tecnologias de gerenciamento de informações e tudo mais que diz respeito ao dia-a-dia de grandes jornais e revistas.
Enquanto isso a Quark promove um "enxugamento" geral, demitindo toda a estrutura inadequada à seu novo público.
O Indesign, ao contrário, faz o caminho inverso, aproximando-se do usuário de pequenas empresas, agências e gráficas. Mas isso já é outra conversa.