[HARDWARE] Monitor LCD quase perfeito.

Monitor LCD Eizo ColorEdge CG241W de 24,1 polegadas aproxima-se dos monitores CRT.

É realmente o melhor que pode-se comprar em termos de LCD. Ele tem uma geometria que permite uma vizualização boa num ângulo de até 178º, uma resolução fixa de 1.900x1.200 e a possibilidade de reproduzir até 96% do espaço de cor RGB com o perfil default da Adobe. Vai custar no Japão cerca de U$ 1.700.
Mesmo assim perde de muito feio de qualquer monitor vagabundo CRT de U$ 300. Como eu já comentei em post anteriores as dificuldades de se calibrar um monitor LCD são imensas e o colorimentro da foto é vendido separadamente, mesmo assim não garante 100% do gamut e apenas 96%. Eu aposto que aquele seu verdinho claro vai está justamente nos 4% que ficaram de fora e será a primeira coisa que seu cliente irá notar. Rarará!

Não esqueça, se a coisa for séria compre um monitor CRT, se for pra fazer pose compre um LCD.

Fonte: Engadget

[APPLE] Windows Vista na dianteira do Mac OS X “Leopard”

Durante a apresentação do novíssimo Mac OS X “Leopard” Steve Jobs deixou entender que a Apple está a reboque do Windows Vista.

Eu tinha que está vivo pra ver uma coisa dessas. Durante a apresentação do novo Mac OS no Apple Worldwide Developer Conference (WWDC) ontem (11/06), Steve Jobs só falou no Windows Vista e como o “Leopard” supera as novidades do patinho feio de Bill Gates. Tirando o início da apresentação que foi ironizando com as propagandas do Vista Jobs comparou demoradamente os dois sistemas operacionais e conseguiu mostrar nada menos que 10 recursos do Vista que são melhorados pelo “Leopard”. Veja aqui sete passagens:

1. Novo Desktop, similar e superior ao Aero do Vista;
2. Novo Finder, similar ao “Instant Search” do Vista;
3. QuickLook, similar aos previews do Vista;
4. Versão 64 bits do OSX, somente para cliente (esqueça servidores 64 bits). O Vista tem os dois e dizem que o próximo Windows já apelidado de "Seven" vai ser somente 64 bits;
6. Boot Camp. Você pode rodar o Vista no seu mac. Rarará! Imaginem se a Microsoft lança junto com o Vista um programa que permitisse rodar o OSX com o Windows?
7. Dashboard com widgets. Similar ao Vista Sidebar com gadgets.

O mais interessante era que a platéia aplaudia a cada novo recurso copiado do Vista. Rarará!
O comentarista de informática John Dvorak ironizou dizendo que nos eventos da Microsoft ninguém aplaudia quando um recurso original do Vista era anunciado.

Acho que atingimos um ponto interessante na disputa dos sistemas operacionais. A Microsoft lançou o Vista e está sendo um fisco; A resposta da Apple foi fraquinha, uma nova versão do OSX copiando os recurso do Vista numa estratégia do tipo "Siga o líder!"; O Ubuntu não desencantou e a Microsoft pretende lançar o novo Windows "Seven" e assumir defitivamente o que já era seu: O mercado de sistemas operacionais.

Assim caminha a humanidade.

Vou instalar o Windows Vista na minha máquina assim que liberarem o Service Pack 1 e esperar o Seven para 2010!!!

Fonte: Blog do Dvorak

[ADOBE] Adobe lança Golive 9!


A Adobe lança uma nova versão Golive contrariando a expectativa inicial de só manter o Dreamweaver.

A Adobe finalmente lança a versão 9 do Golive e, acreditem, é uma nova versão de verdade. Eu sou usuário do Golive e quando vi a Adobe descontinuar o FreeHand fiquei temeroso pelo futuro do Golive. Mas as coisas não eram assim.
O Golive 9 corrigiu muitos problemas e adicionou novos e bons recursos. O mais interessante foi a reformulação da interface seguindo o padrão do Indesign. Para os que não conhecem esse era um problema crônico do Golive, onde as paletas terminavam escondendo o documento.
O Golive 9 é um soft para quem não deseja editar códigos, principalmente CSS e deseja completa integração como o Indesign.
Numa opinião minha o Golive foi mantido como um seguro contra a Quark. O QuarkXpress 7.2 é uma ameaça potencial ao Indesign (acreditem em mim, eu vou demonstrar isso) e uma das suas melhores habilidades é converter arquivos seus para a Internet. Uma nova versão do Quark que já está no forno trará ainda mais novidades nessa interação. A Adobe está levando uma verdadeira sova pois não conseguiu com a versão CS3 do Indesign trazer nada de novo. Com o Golive interagindo e convertendo os arquivos do Indesign a Adobe mantém um seguro contra uma eventual campanha de promoção do Quark.
Na opinião desse vosso blogueiro o Indesign e o Golive são hoje os melhores softs da Adobe.
Eu gostaria muito de ver o Golive integrado com um soft de administração de conteúdo como o Joomla ou o Drupal. Esses softs são sensacionais mas ruins para profissionais de criação pois exigem a edição do código.

SITE DO GOLIVE

[DTP com Linux] Scribus ainda precisa melhorar muito

O Scribus, grande vedete da produção gráfica para Linux, ainda não conseguiu se firmar como um bom produto.

Recentemente foi lançado um blog muito interessante chamado "Full Cicle Magazine" dedicado a promover o maravilhoso Ubuntu e com uma revista digital no formato PDF. A iniciativa é muito boa, eu gostei do site e coloquei entre os meus favoritos. Entretanto, o que mais me chamou atenção foi a qualidade ruim do texto da revista digital. Como era de se esperar a revista foi toda composta usando softs originais da plataforma Linux: O Gimp, Scribus e o OpenOffice e como eu não havia alertado em outro post a qualidade do algoritmo de distribuição de letras no parágrafo do Scribus era deficiente.
Nessa imagem acima (click nela para ampliar!) eu capturei duas páginas da revista digital. Desconsiderando a péssima qualidade do diagramador a qualidade do texto é ruim de arrepiar. O Quarx ou o Indesign não faria um texto ruim assim mesmo que o diagramador desejasse.
Fica o ensinamento, a qualidade de softs como o Quark e o Indesign não está na quantidade de bobagens que eles possuem, sim na qualidade da sua tipografia.

[PIRATARIA] Banco 24 horas usando Windows pirata!

A pirataria na Rússia mostra fenômenos que não encontramos no Brasil.

Eu sempre acreditei que as estatísticas internacionais sobre a pirataria no Brasil em comparação com outros países eram simplesmente armas de marketing preconceituosas e mal intencionadas dos grandes criadores de softs. Essa foto aí de cima mostra que eu estava certo.
Na Rússia até banco 24 horas usa cópia pirata do Windows (ou cópia ilegal, sendo mais preciso), problema que não acontece no Brasil, pelo menos que eu saiba.
Já li que o índice de cópias ilegais na China e na Coréia beira os 100% e nem por isso deixam de ser um bom mercado.

Fonte: Blog do Dvorak