[ADOBE] Linux só na brincadeira

Uma brincadeira da Adobe mostrar quais são as chances dela lançar versões Linux dos seus produtos.

Faça o seguinte: Abra seu Indesign CS3 crie um box de texto, digite a palavra "linux" e depois peça para ele fazer a correção ortográfica (CRTL + I). Primeiro fique sabendo que o termo "Linux" não existe no dicionário da Adobe (Rarará!), depois saiba que a primeira sugestão é justamente "Windows", ou seja, o programa sugere mudar Linux por Windows. (Rarará!!!!)
Tá duvidando? Faça pra ver.

[Quark] Eu lavo e você enxuga!

QuarkXpress 7 oferece recursos de trabalho em equipe que podem melhorar a produtividade.

Você lava e eu enxugo. Essa é a melhor máxima que conheço do trabalho em equipe, mas esse tipo produtivo de prática era uma coisa proibida para quem usava os softs de produção de página. Tanto o Indesign quanto o Quark e o PageMaker sofrem desse mal, o fluxo de trabalho centralizado naquele que faz a diagramação.
Normalmente o diagramador é uma pessoa atormentada pela equipe inteira. Caso a publicação tenha publicidades o aperreio é duplicado. Para grandes peças editoriais existem soluções interessantes como o Incopy da Adobe, que trabalha paralelo ao Indesig e pode gerenciar magnificamente centenas de pessoas nas mais diversas tarefas como jornalistas, revisores e ilustradores. Mas o Incopy é grande, caro, difícil de implementar e aprender, sendo mais indicado para empresas maiores.
As estruturas menores, como uma pequena revista ou uma agência, estavam sem nenhuma solução. Foi justamente para esse tipo de demanda que a Quark lançou na versão 7 do QuakXpress o recurso “Áreas de Composição”. É uma forma simples e eficiente de descentralizar o trabalho de diagramação. Uma revista pode ser dividida em diversas “áreas” como as propagandas, as ilustrações e a parte editorial, com o jornalista editando seu texto diretamente no Quark. Para o diagramador restou a tarefa de conceber as áreas, coordenar e fechar os arquivos. Isso sim é um trabalho de equipe.
A coisa pode funcionar assim: Cada área de composição, uma parte do leiaute ou um simples elemento como uma coluna de texto ou um box de imagem, pode ser separada como um arquivo independente que fica linkada a versão principal. A cada 30 segundo a versão principal verifica se houve alguma modificação nos arquivos das áreas e atualiza as informações. Somente o diagramador principal pode editar o trabalho de todas as áreas. Cada membro da equipe trabalha com seu pedaço como se fosse uma composição independente. Assim é possível proteger os elementos principais das páginas, que fazem parte do projeto gráfico ou da diagramação, e dividir o trabalho com a equipe sem medo de um mexer no trabalho do outro.
A Quark oferece em seu site uma apresentação bem simples do recurso (e de outros). Você deve conferir. É necessário fazer um cadastro simples.

AQUI! - Centro de treinamento da Quark