[LINUX] Você deveria conhecer o Ubuntu

Eu estava procurando uma distribuição do Linux para os nossos testes e dei de cara com uma chamada Ubuntu. Fiquei maravilhado. Acreditem na palavra desse vosso blogueiro, coisa de primeira.
O Ubuntu é de muito longe a melhor distribuição que conheci do Linux até hoje. Ele é baseado em Debian (o que não significa nadica de nada para mim e para você, Rarará!) e tem unidade gráfica numa imitação do System 7, 8 e 9 do Mac. Mas é melhor que os antigos OS da Apple, mais simples e muito mais completo.
É gratuito. Eu baixei o CD, coloquei no drive, dei um boot e ele apareceu alguns minutos depois para um test-drive antes da instalação definitiva, isso mesmo, ele tem uma forma de carregar o sistema sem usar o HD, uma maravilha para quem usa a máquina alheia. Basta você ter um pen drive que o HD fica protegido. Esse é um recurso do Debian que já estava presente em outras distribuições como a Kurumin. A instalação no HD é rápida, em português e ele conseguiu detectar tudo direitinho, som, rede, teclado e todos os etcéteras. O destaque curioso fica por conta da configuração de hora e localização geográfica numa interface parecida à do Google Earth. Perguntas durante a instalação só seu nome, o nome do usuário, onde você mora e uma senha. Só.
O sistema é uma coisa assim, bem laranjinha que combina muito bem com preto de alguns notebooks (Rarará), mas poderia ter outros temas pois termina enjoando. Ele vem configurado para um escritório, ou seja, para um advogado. Se você desejar instalar algum soft, que é um Deus nos acuda no Linux, ele tem uma interface muito boa para simplificar o processo.
Nesse momento, que eu tentava instalar o Scribus e o Inkscape começaram os problemas. Ele não conseguiu colocar pra funcionar a minha conexão Velox! Tentei, tentei, tentei, sem nenhum sucesso. Vou precisar de alguém para me ajudar nessa peleja (já adiantando meu modem é um D-LINK DSL-500t ROUTER).
Mas minha avaliação final é extremamente positiva. Gostaria muito de poder abandonar o meu Windows XP para trabalhar numa coisa elegante e gostosa como o Ubuntu. Mas por enquanto vou ficar apenas brincando e sonhando.

2 comentários:

Luciano disse...

Opa.. aqui estou!!!!

Bom quanto ao Scrybus eu sou obrigado a concordar com a sua análize pois já postei sobre isso em comunidades dedicadas ao Scribus e notei que estes problemas ainda vagam sem solução...

O que eu pude notar é que na maioria das vezes acontece o seguinte, um grupo se junta e diz:

Pô precisamos de um programa "X", então vamos criar um sobre a bibilhoteca "Y" com o recurso do motor "H" para impressão, o recurso do motor "J" para o espaço de cores e recurso do motor "M" para geração de PDFs, ai vamos pegar tudo isso e chamar de Scrybus!!!!(heeeeee!!!)

Bom caro colega, se contarmos, ai temos um software, que depende de mais uns 4 para funcionar, são 4 projetos distintos, que tem suas próprias nessecidades e seu ritmo de desenvolvimento.

O que acontece a seguir??? O Scrybus precisa de suportar um perfil ICC baseado em um padrão de cores "tal", mas acontece, que o Scrybus depende do motor "J" para gerenciar o espaço de cores, então como iremos resolver isso, já que dependemos dos caras que desenvolvem esse recurso?

Está confuso meu amigo? É pra estar mesmo, por que é isso que acontece, as vezes os projetos ficam travados por que depender de um outro programa, da mesma forma que observa a a demora por nova versão de um software, as vezes com uma simples atualização você se vê diante de um novo recurso de impressão por exemplo, mas o software, não teve nenhuma atualização ha meses, de onde foi que apareceu esse novo recurso???

Agora onde eu quero chegar:

Com o crescimento e a popularidade do software é muito comum ver recursos próprios substituindo recursos alheios, isso seria até bom, se ñ fosse o fato de que esse tal recurso nativo não estivesse em faze inicial de desenvolvimento, enquanto o antigo , ja esta maduro e inteiramente funcional, isso acontece todos os dias no mundo do Software Livre e é esse tipo de coisa que da mesma forma que mantém grandes e fantásticos programas como o K3B, por exemplo, que depende de uma tonaleda de outros para se o melhor programa para gravacão em CD e DVD no Linux, traz a incerteza em programas como o ja consagrado AmaroK que ira passar por reformas e ganhar recursos próprios...

O Scrybus é um Software realmente ótimo, mas é esse tipo de coisa que acontece de forma até corriqueira no mundo do SL que torna o desenvolvimento dele mais lento e cada vez mais complicado...


Quanto a conexão no Ubuntu, eu acho que se vc digitar num terminal:

sudo pppoeconf

Vai aparecer um assistente para vc configurar a sua conexão e quanto ao modem, isso vc ñ precisa se preocupar...

Marco disse...

Ele ainda não descobriu o TeX.