[FERRAMENTA] O Kuler ajuda na harmonia


O Kuler é um serviço da Adobe oferecido pelo Adobe Labs e deve ter presença obrigatória nos favoritos de todo design.
Quando comecei trabalhando com criação em 1989, comprei um livrinho chamado "Color Harmony, The guide to creative color combinations" do professor Hideaki Chijiiwa, publicado pela editora americana Rockport. Era e é um verdadeiro tesouro. Além de mostrar milhares de combinações de cores com fotos ótimas, fazia um breve resumo teórico do assunto, justamente o que eu necessitava. O livro, entretanto, tinha um problema crônico, o padrão usado pelo professor era o DIC, muito comum no Japão. O tal padrão não era bem traduzido para o CMYK com as nossas tintas Europa e tive muitos contra-tempos (lembro de um catálogo industrial que voltou duas vezes do prelo, pois um azul clarinho nunca conseguia imprimir).
Hoje os livrinhos são coisas do passado. A Adobe lançou um serviço online chamado Kuler que faz justamente o mesmo, permite criar conjutos de cores harmônicas. Uma mão-na-roda para quem trabalha com criação.
Ele mostra as cores em diversos modos, inclusive CMYK. Pode-se pesquisar as combinações mais populares, temáticas ou salvar suas próprias combinações para outros usuários. Também existe links com artigos e sites onde é possível estudar teoria da cor.
Para o acesso completo é necessário fazer um cadastro na Adobe. FAÇA! Pois é vou publicar muita coisa oferecida pela Adobe que só é acessível à usuários cadastrados.

Lembrando:
KULER

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cláudio, mais uma vez, parabéns pelo excelente blog!
Quanto ao Post, o Kuler é realmente muito interessante e útil. Eu também gostaria de comentar que eu particularmente acho os livros da Rockport muito bons! Vale a pena entrar no site do Kule e sempre que tiver um por perto, bater o olho em livros da Rockport. Abraço ;)

Anônimo disse...

Opá. Bem lembrado esse assunto. Eu ando sempre pelas bandas do Lab da Adobe e conheço o Kuler desde o seu lançamento, mas como uso outros programas que fazem praticamente a mesma função não o utilizo muito. Porém na semana passada cliquei no seu link e fui ver as novas combinações que o pessoal tinha feito, mas não ta funcionando corretamente aqui, eu navego com o Firefox, versão mais recente e utilizo também a ultima versão do plugin do flash, mas alguns detalhes aparem e outros não, resolvi mudar para o IE, mas continuou com o problema, instalei novamente o plugin e nada... ufa... pelo visto ele não foi muito comigo... alguém com o mesmo problema? []s