[TÉCNICA] Pantone lança novo sistema para cores da indústria

A Pantone lança um novo padrão de cores para substituir seu padrão atual que já tem 45 anos de idade. O novo produto chama-se PANTONE® Goe™ System.

Quem trabalha com o sistema de cores Pantone conhece o samba do crioulo doido. Usar Pantone é hoje quase uma garantia de problemas, pois boa parte das pessoas no mercado não sabe do que se trata e existem muito problemas no momento de converter cores Pantone para CMYK: O padrão de tintas gráficas no Brasil é o Europa e a maioria dos softs separa usando tintas americanas, padrão SWOP; Muitas cores reproduzidas pelo CMYK não possuem seus correlatos no sistema Pantone e vise-versa; Muitas cores do sistema Pantone não conseguem ser reproduzidas de forma agradável pelo processo CMYK, gerando cores com tramas de retículas desagradáveis; Monitores de vídeo não conseguem reproduzir cores Pantone (Reflex Blue, por exemplo).
Por esses e por muitos outros problemas o Pantone está sendo esquecido no Brasil. Já virou até palavrão para muitos alunos de comunicação.
O sistema Pantone é um anacronismo da indústria gráfica pré-computador que continua existindo pela mais absoluta falta de uma opção aceitável. No tempo em que foi lançado, em 1963, as técnicas de separação e impressão em cores eram precárias, as separações eram feitas pela superposição de filtros, manualmente, e as cores “chapadas” eram aplicadas com folhas de retículas das percentagens indicadas e inclinadas no ângulo correto para não criar um moiré. Uma capa de jornal com uma foto colorida e o nome do jornal em uma cor qualquer era um luxo, coisa que só grandes conseguiam viabilizar. Poucas gráficas tinham impressoras com quatro cores e as técnicas de ajuste e correção das cores do processo CMYK, eram segredos bem guardados. Assim, quando se queria uma cor era necessário misturar as tintas usando espátulas de forma muito similar a um pintor.
Lançado em 1962, o sistema Pantone consistia de 14 cores e um veículo branco. Depois foram adicionadas outras cores, mas as 14 iniciais eram e são ainda a base do sistema. É justamente essas cores fundamentais que o novo PANTONE® Goe™ System está mudando. Eu seu lugar um novo sistema mais adaptado aos dias de hoje, com 10 cores básicas que geram 2.058 cores sólidas de boa qualidade. Cada uma das cores tem um correspondente no modo sRGB e para Web e monitores. O novo guia chamado de Geo™ Guide (o anterior era “Formula Guide™”) tem a novidade de possuir uma série de adesivos chamados de Geo™ Sticks, muito bacana e igualmente chique. Os novos softs e sistema de paletas são chamados de myPantone™ e devem funcionar com qualquer sistema e gerar perfil e paletas para qualquer saída, seja impressa ou pelo vídeo e tudo disponível num lindo site chamado mypantone.com, que irá ao ar no início de outubro de 2007, semana que vem. No site terão comunidades, downloads e outros recursos para usuários do sistema.
Não sabemos em que vai dar essa nova iniciativa da Pantone. No passado ela já deu com os burros n’água quando lançou o sistema de impressão em seis cores Hexacrome. Depende em parte de como o mercado de softs vai receber a novidade. A Quark já anunciou que o seu QuarkXpress terá suporte para o PANTONE® Goe™ System, a Adobe ainda se mantém calada. Dizem nos fóruns que ela não gostou da forma como a Pantone criou o seu sistema e que as paletas são cópias do Kuler que foi usado como base para o Adobe Illustrator.
A sorte está lançada.
______________________________
Links:
Pantone
Nota da Quark

0 comentários: