[DTP COM LINUX] - Finalmente um editor de imagem

Ontem recebi de um dos nossos colaboradores uma dica que levou a um editor de imagens rasterizadas que pode substituir Gimp com enorme vantagens.
O Gimp, mesmo sendo um grande programa, tem um problema congênito gravíssimo, não possui o espaço de cores CMYK. Isso é fatal para quem trabalha com DTP com uma certa qualidade. Muitas soluções para converter arquivos foram apresentadas, mas todas péssimas, precárias. O Gimp não edita canais de CMYK e todos nós sabemos como faz parte do dia-a-dia a edição de canais.
A dica me levou a um "clone" do Photoshop chamado PIXEL. Ele é um clone descarado, uma maravilha pois não é necessário aprender comandos ou novas técnicas; tudo que você sabe no Photoshop pode ser usado plenamente no Pixel. O Pixel trabalha com CMYK de forma nativa, ou seja, é tão natural trabalhar com RGB como com CMYK.
Senti falta de uma configuração personalizada da separação de cores. Só é possível trabalhar usando perfis e a versão Windows de demonstração está cheia de bugs. A Linux, entretanto, trabalhou suavemente.
O Soft foi desenvolvido por Pavel Kanzelsberger usando um compilador livre de Pascal e tem versões para GNU/Linux/x86, Windows e MS-DOS, GNU/Linux/PPC, ZETA/BeOS/x86, QNX/x86, FreeBSD/x86, Mac OS X/x86, Mac OS X/PPC, MorphOS/PPC, SkyOS, eComStation and OS/2 (Ufa!!!).
O Pixel não é GNU, é um soft pago, custa U$ 89, mas vale a pena para se completar uma plataforma com Ubuntu e ficar esperando por uma inovação no Gimp numa versão futura.

Visite e baixe uma versão pra você:

AQUI!!!

Voltei a ver o Linux de forma mais positiva.

1 comentários:

aLx disse...

eita... esse daí nem tiveram o trabalho de dar uma maqueada, hein?

sabe, cláudio, acredito que se você expandisse sua pesquisa para "softwares por menos de 500 reais" ainda encontraria outras boas soluções em linux.

=)

acho que vou baixar estes programas e começar a prestar acessoria em DtP Linux.