[BOAS PRÁTICAS] Transparência no QuarkXpress

Eu sempre achei o suporte da Quark para seus usuários de boa qualidade. Não exatamente pela quantidade de informações disponível pela web, mas pela qualidade geral de informação. Recentemente encontrei um pequeno manual ensinando não truques ou com turbinar os leiautes, mas simplesmente como usar melhor o programa, um manual de boas práticas.
Quem tem contato com grandes empresas já conhece esse tipo de coisa. Eu já prestei serviço a alguma empresas de tecnologia na área médica e ajudei a publicar alguns manuais de boas práticas, mas nunca tinha visto nada parecido no nosso ramo. Geralmente as pessoas aprendem as melhores práticas da pior forma possível, quebrando a cara. Muitas empresas colocam novos recursos nos seus softs e não alertam os usuários para as melhores práticas com aquele recurso.
Quem convive no dia-a-dia com o CorelDraw ou Illustrator sabem bem o que estou dizendo.
Muitas vezes as informações estão sob o título de "manual" assim: Manual para envio de arquivos, mas na verdade deveria ser "Boas práticas para envio de arquivos". Muitas gráficas e editoras que recebem arquivos poderiam começar a mudar esse panorama publicando manuais de boas práticas internos com as práticas mais usuais e problemáticas e distribuindo manuais para seus usuários e clientes avisando para os problemas de não seguir as boas práticas.
A Quark já faz isso normalmente. Recentemente encontrei um manual de boas práticas sobre transparências que você pode fazer o download:

AQUI!!

Se seguido com disciplina nada de errado vai ocorrer que seus trabalhos.
Acho isso uma questão de respeito e humildade com o usuário.

2 comentários:

aLx disse...

estou muito ansioso esperando pelo QUARKXPRESS LA... acredito que pode chamar um pouco mais de atenção para o programa.

Anônimo disse...

De fato... achei muito bom o material (até melhor do que o manual de boas práticas da Adobe)