[LINUX] DTP com Linux - Manifesto • I

Será que é possível criar uma solução aceitável para produção de peças impressas usando o sistema operacional do pinguim? Minha resposta agora, sem pestanejar, seria um sonoro NÃO, mas fica um dúvida, será somente preconceito? Pode ser.
Para não pairar dúvidas resolvi entrar numa briga inglória, instalar o Linux numa das máquinas que tenho sobrando aqui e tentar transforma-la em alguma coisa passível de ser rotulada como "estação de trabalho para DTP".
Fiquei muito indignado quando li um post que dizia "Já é hora dos produtores gráficos tirarem o cabresto e voltarem sua atenção, nem que por curiosidade, ao Linux, pois pode estar aí um grande diferencial de trabalho, dada a sua flexibilidade e possibilidades infinitas de adequação e melhorias."
Pode uma coisa dessa? Pois aceitei o desafio e agora vamos colocar os pingos nos "ís" sem mais-mais nem menos-menos.
Criei uma série de critérios para avaliar os resultados que irei publicando a medida que avançarem os teste. Estou convidando autoridades no assunto para ajudar, tanto em DTP como em Linux.
Caso a conclusão seja favorável ao Linux toda a comunidade de produção gráfica conseguiu uma vitória com uma plataforma barata e confiável, caso contrário os desenvolvedores de soluções para Linux podem melhorar seus aplicativos. Todo mundo sai ganhando.
Minha escolha é exclusivamente por softs com permissões de distribuição livre (GNU).
O primeiro passo será avaliar a distribuição do Linux mais adaptada.

Quem viver verá!!!
A sorte está lançada!!!
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho bacana a comunidade formada em torno do software livre. Recentemente passei a dominar um sisteminha de atualização de blogs e sites, o Wordpress; o bicho é mesmo poderoso, aprendi muito sobre ele trocando idéia internet afora com programadores, ou mesmo usuários comuns/fuçadores que vão desenvolvendo novas funções para o bicho.

Mas pra área de design/editoração, acho que os softwares livres (ainda) estão longe de representar uma solução profissional viável. No próprio artigo que você indicou, o cara solta uma pérola: "Como a proposta aqui é a produção gráfica básica, deixemos de lado esses recursos de Gerenciamento de Cor, mas saiba que o Linux tem ótimas soluções quanto a isso também." Ah tá.

Acho bastante válido o desafio que você se propõe, Cegonha, vou acompanhar com atenção os próximos capítulos!

Túlio Thales disse...

Sem duvida irei acompanhar, principalmente porque meus dois sócios me pertubam com tal Pinguim todos os dias, são programadores no caso. Irei esperar por seus posts Cláudio. abraço.

Marco disse...

Nada de vir com Kurumin. Se vai fazer, que faça direito: Debian Etch
18.000 pacotes disponíveis no Etch.

Anônimo disse...

Bom dia, Cláudio!
Respondi seu tópico na comunidade "Kurumin". Sou diagramador/designer gráfico e estou com um projeto semelhante. O sistema operacional que escolhi é o Kurumin 7, estou gostando muito.
Entre em contato pelo orkut, ok? Podemos montar um blog com o projeto, o que acha?
Abraços!

Anônimo disse...

Caros,

Claudio, não sabia desse seu lado técnico-forense-piloto de testes...

Tive dois alunos no semestre passado que usavam o Linux pra editorar materiais e me juravam que era plenamente possível produzir materiais com qualidade usando aplicativos como o paginador PageStream ou Scribus; o ilustrador Inkscape e o retocador Gimp. Sem esquecer o Primo PDF pra gerar PDFs.

Confesso que eu tinha um conceito de que no Linux as opções eram muito limitadas e os aplicativos ainda muito crús. Os alunos me disseram que existem utilitários de gerenciamento de fontes e os aplicativos geram arquivos PostScript e PDF com qualidade.

Ao que parece, um dos calcanhares de aquiles é a conversão RGB/CMYK do Gimp.

Pesquisei sem muita profundidade e descobri que algumas editoras brasileiras de pequeno e médio porte já os usam pra produzir livros e revistas.

Pretendo pesquisar mais a fundo e entender bem mais sobre esse assunto. Só preciso "cavocar" mais tempo na agenda.

Por enquanto só tenho uma pequena quantidade de informações e opiniões alheias.

Abs a todos