[ARRANCA RABO] Windows Vista não suporta ATM

O Windows Vista, o novo sistema operacional da Microsoft, não oferece suporte para o Adobe Type Maneger. O que isso significa? Muita coisa ruim.
Eu tenho instalado em minha máquina, que usa o Windows XP, o velho Adobe Type Maneger 4.1 de Luxe e não permito que o Windows faça o gerenciamento das fontes Type 1, a razão é simples, sem o ATM os aplicativos não tem acesso as Multiple Master Fonts (MM).
Se você não sabe o que isso eu explico.
Quando os formatos Type1 e TrueType foram lançados muita gente dizia que produzia resultados inferiores e era verdade, de certa forma. Acontece que o formato só aceitava três variações para cada fonte, duas de peso (normal e bold) e uma de estilo (italic). Entretanto, o universo de fontes era muito mais extenso que isso. As variações já usadas pelos profissionais eram muitas. Variações de peso como light, extra-bold e black; variações de largura como condensada e expandida e variações de estilo como serifa, meia serifa e sem serifa. Isso sem falar que o tamanho da fonte muitas vezes justifica o uso de uma fonte para o corpo 12 e outra como o mesmo corpo, peso e estilo para o corpo 6, onde a mudança é apenas nas distância entre si e no formato de algumas letras.
Criou-se então um verdadeiro mostrengo. Uma família de fontes como a Helvetica poderia conter dezenas de fontes e criava-se a possibilidade de haver uma fonte "Helvetica Black Bold" o que era uma incongruência (black já é mais que bold!). Essa incongruência levava muitos programas a oferecerem a variação bold de fontes que não as possuim, como o QuarkXpress, gerando erros na hora da saída.
Para solucionar esse problema nas fontes Type1 a Adobe lançou uma tecnologia que chamou de MM - Multiple Master. Esse sistema usava uma única fonte "Master" para gerar muitos estilos fugindo do padrão "normal, bold, italic, e bold italic".
Para habilitar essa tecnologia para todos os aplicativos era necessário usar o ATM - Adobe Type Maneger - mesmo sob Windows XP que tinha suporte para Type1 e não para MM. Se o usuário não usar o ATM as fontes MM estarão disponíveis apenas para os aplicativos da Adobe (elas são instalados no diretório "C:\Arquivos de Programas\Common Files\Adobe\Fonts"). Para quem usa programas que não suportam MM as fontes instaladas pelo ATM apareceram aos moldes antigos.
O formato MM é um extensão do formato Type1 e foi um grande avanço na forma de tratar as fontes só superado pelo OpenType que faz tudo igual ao MM e tem diversos outros recursos.
O não suporte ao ATM pelo Windows Vista e a indisposição da Adobe de fornecer suporte a esse sistema operacional, faz os usuários e proprietários de fontes MM, como eu, não desejarem migrar.

VADE RETRO VISTA!
________________________________________
Fontes (não de letras, Rarará) para pesquisa:
http://blogs.adobe.com/typblography/2006/10/vista_atm_mm.html
http://partners.adobe.com/public/developer/opentype/index_mult_master.html
http://www.adobe.com/type/browser/mmoffer.html

8 comentários:

aLx disse...

hmmm... parece q eu tinha conseguido instalar o ATM no meu Windows Vista RC. Vou dar uma olhada e te falo, ok?

Abraços.

Rick Fire disse...

Esse blog é Show!!

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Obrigado Rick, aproveite e divulge, ajude esse vosso blogueiro.

Anônimo disse...

Oi Cláudio, eu deixei de usar o windows vista 32 bits a uns 15 dias atrás, mas meu ATM Deluxe tava funcionando normal, o problema era o Adobe Postscript Driver, que não tinha versão na net que desse jeito para instalação das impressoras e seus ppds. Abraço, Pablo Reis.

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Pois é Pablo. Você já é a segunda pessoa que fala isso.
Acho que a Adobe está fazendo muito drama contra o Vista.
Mas, de qualquer jeito, fica difícil de confiar quando todos os artigos do desenvolvedor dizem para tomar cuidade.
Um abraço pra você e obrigado pela sua contribuição.

Mochinelo disse...

oi Cláudio!

na verdade é a Microsoft q tá fazendo caso, mas não só com a Adobe, mas com a Apple e qquer outro concorrente, como o Firefox. NADA funciona nessa p.¨%$ de Vista. ITunes, aplicativos adobe, vídeos da net em WMPlayer não rodam no Firefox.

No outro tópico do blog, Buereu, é Bureau? famoso Birô? desculpe a chatice! hahaha, um abraço e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Vai ver é por isso que a Microsoft tá fazendo maior "doce" pra me emprestar uma copia do Windows Vista pra gente fazer uma análise com relação aos aplicativos de DTP...

aLx disse...

Olha Ricardo, testei alguma coisa com um Windows Vista RC e fiquei decepcionado.

Não acho q tenham melhorado muito depois da release candidate.

=(

Será que ainda demora pra Apple começar a vender MAC OS X pra PC???