[CS3] Adobe Indesig CS3 - A luta continua

O Indesign CS3 foi para mim uma boa surpresa, tem mais novidades que simplesmente uma nova maquilagem, mas sua luta contra o QuarkXpress ainda não chegou ao round final, pois não conseguiu repetir nessa versão as inovações do Quark 7.
Como numa luta de boxe o Indesign CS3 deixa escapar que o golpe desferido pelo QuarkXpress foi certeiro, a vedete de todas as inovações, as transparências, foi uma imitação do mesmo recurso lançado pela Quark há mais de um ano. E tem mais, as inovações na paleta de controle são uma tentativa de equilibrar a balança para o Indesign, já que a mesma paleta no Quark 7 (chamada de Measurements) foi um show de bola, coisa de craque.
Outro recurso interessante, mas não novidade é o "Multi-file Place", ou seja, importação de múltiplos arquivos. Esse recurso foi lançado no FreeHand 4!!! Rarará!, em 1995. Agora caiu a ficha e a Adobe mostra como novidade. A novidade mesmo é o preview do arquivo que aparece no momento da importação, pouca coisa. Mas não deixa de ser uma boa notícia.
Tirando toda a firula e as inutilidades bonitinhas, a maior inovação da versão foi um melhor suporte a documentos longos, principalmente a possibilidade de tratar o texto desses documentos de forma mais produtiva. Um recurso que eu gostei foi o gerenciamento de numeração e bullets. Mesmo já sendo um recurso veterano nos processadores de texto como o Word e o OpenOffice não tinha paralelo no Indesign. Quando era necessário fazer um bullet tinha que apelar para as configurações de parágrafo o que muitas vezes deixavam o documento esquisito, principalmente os maiores.
Finalmente o que ficou para a versão CS4? Com absoluta certeza a edição de documentos compartilhada. A solução dada pela Adobe, que é o Incopy, é grandona, pesadona e difícil pra dedeu. É mais fácil aprender engenharia nuclear, construir uma usina, purificar urânio e montar uma bomba, que aprender e gerenciar uma equipe no Incopy. Foi uma coisa feita para dar errado e agora o Indesig está conectado a ele. A Quark percebeu essa conexão ruim e lançou recursos simples e poderosos no QuarkXpress 7 que são uma mão-na-roda para pequenas equipes de revistas e jornais.

Só para lembrar: Eu quero o meu Freehand de volta!!!

6 comentários:

Túlio Thales disse...

"É mais fácil aprender engenharia nuclear, construir uma usina, purificar urânio e montar uma bomba, que aprender e gerenciar uma equipe no Incopy." hahahahahahahahahhahahahahahahahah

Renan Birck disse...

Eu gosto do FreeHand também, até hoje foi uma das ferramentas que eu me dei melhor pra trabalhar.

Mochinelo disse...

o q vc quer dizer como "inovaçao" a transparencia do InDesign? transparencia de que? Se for transparencia dos objetos isso ja tem atè no CS2, e acho q ja tinha no CS.
Ainda nao vi o CS3 entao nao sei do que se trata.

abraço!

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Caro Dan,

Não é a transparência dos objetos, mas a transparência das imagens, ou de camadas PSD. Isso o CS2 não faz e o QuarkXpress 7 faz.

Obrigado pela sua visita.

Anônimo disse...

Não faz esse tipo de transparência mas dá pra "sacanear" hehe! Eu mesmo já fiz trabalhos utilizando camadas de PSDs e usei transparência em camadas. Só trabalhar com mais cópias da mesma imagem. Claro que isso não é novidade pra ninguém e uma forma mais fácil de fazer isso dentro do InD. será muito bem vindo! Aliás, fiquei curioso pra saber como o Quark está gerenciando isso =P

aLx disse...

Novidade boa pra quem curte o Quark são as versões especiais para a AL. teremos versões em español e português.

Sabe alguma coisa disso, Cláudio?