[COISA ÚTIL] Lorem ipsum é lero-lero

Uma das etapas do processo de criação de uma página impressa é a composição com um texto falso para fazer a marcação do texto verdadeiro. Ou seja, é colocado no leiaute um texto em latim ou qualquer outra língua estrangeira para ter-se a sensação gráfica da página já composta e mediar o verdadeiro volume de texto a ser repassado ao jornalista ou editor para a criação do texto definitivo.
Ficou convencionado por tradição no nosso setor usar o latim como padrão. Essa tradição é anterior a editoração eletrônica e foi popularizado pela Letraset, para os mais noviços, é uma empresa que fabricava cartelas de letras transferíveis profissionais usadas na produção gráfica offset antes da editoração eletrônica.
Os textos em latim da Letraset sempre começavam pela frase "Lorem ipsum" que é um fragmento da obra "de Finibus" do filósofo e político romano Cícero muito popular no renascimento.
Embora muito charmoso e funcional o latim tem um problema crônico para textos em português (não conheço em outras línguas), hifeniza mal e isso cria um sério problema para leiautes com textos justificados. O algoritmo de hifenização de programas como o Indesign de QuakXPress precisam de textos em português para trabalhar bem. Seria necessário um hifenizador em latim para o resultado ser satisfatório.
Assim, os leiautes ficavam com uma aparência estranha e muitas vezes faltava texto quando substituído pelo original, pois sem a hifenização correta a tendência é esticar.
Eu vivia esse dilema até encontra um utilitário maravilhoso e simples feito pelo "Padre Levedo": o "Incrível Gerador de Leo-Lero". O pequeno aplicativo Java foi originalmente desenvolvido para "turbinar" trabalhos escolares com textos em língua portuguesa íntegros no sentido morfológico e sintático, mas sem nenhum sentido lógico. Abobrinha!
Usando o Incrível Gerador de Lero-Lero você pode ter uma idéia mais precisa do volume de texto necessário e não ficará com aqueles buracos na composição quem tornam feio o leiaute.
E o tal gerador vem com um bonus de humor, os desavisado ficam querendo ler o texto, achar algum sentido, o que é uma comédia.

Rarará!

AQUI!! Você encontra o INCRÍVEL GERADOR DE LERO-LERO

Mas se você é um conservador e pretende continuar usado o texto de Cìcero eu tenho uma dica muito boa: O texto original, na íntegra:

AQUI!! Você encontra o TEXTO ORIGINAL DE CÍCERO "DE FINIBVS"

Por último duas curiosidades. Os americanos chama o texto de Cícero de "greek text", ou seja, texto em grego! Rarará! Cícero deve balançar no túmulo. A segunda é o resultado hilário da pesquisa do termo "Lorem ipsum" no Google "de aproximadamente 1.750.000". Rarará! Todo mundo usa essa frase nos mocks.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse "Incrível Gerador de Lero-Lero", já usei por algumas vezes. Sempre penso em cerveja quando lembro do Padre Levedo!!

Em tempo: Cláudio, seu blog está muito bom, e por vezes hilário. Abraço

Renan Birck disse...

Genial, é uma excelente ferramenta pra gerar "dummy text".

Anônimo disse...

Cegonha, esse gerador de lero-lero é arretado mesmo, uso faz um tempo.

Um outro site importante no nosso dia-a-dia é o "the best brands of the world" - http://www.brandsoftheworld.com - tem toda as marcas imagináveis, é interessante até para passar o tempo.