[CS3] Novidades do Illustrator

Navegando pelo novos recursos do Illustrator CS3 nota-se claramente uma preocupação de aproximar a edição de nós do usuário. A última modificação razoável na forma de edição do Illustrator foi feita na versão 7, de lá para quase nada foi mudado.
A edição de nós sempre foi uma das dificuldades do Illustrator. Em comparação com outros softs como o CorelDraw e principalmente o FreeHand a forma de edição do Illustrator é burocrática e ineficiente. Eu exemplifico. No Illustrator existe uma ferramenta exclusiva para redimensionamento. Imagine você como explicar a um usuário do CorelDraw o uso prático de tal ferramenta. No Corel quando um objeto é selecionado ele automaticamente entra no modo redimensionamento, é natural. No Illustrator não!
Mas era muito pior. Até a versão 7 para redimensionar um objeto era necessário antes definir que ponto ficaria fixo, ou seja, era necessário dar um click antes de iniciar o processo. Na versão 7 eles colocaram a possibilidade de trabalhar com o redimensionamento como no FreeHand (não como o CorelDraw!), mas mantiveram a necessidade absurda de ter que selecionar uma nova ferramenta. Para piorar mantiveram a velha ferramenta no menu, ou seja, o Illustrator tem duas ferramentas que fazem a mesma coisa para confundir os desavisados.
Nessa versão parece que a Adobe continuou a adicionar piduricalhos para tentar facilitar a vida dos novatos, sem notar que, quando se adiciona mais coisas estamos dificultando o aprendizado.

Boas novidades

Mas vamos a melhor novidade, o novo recurso Live Color inspirado na ferramenta Kuler que esse vosso blogueiro já havia comentado aqui no Prelo Digital. Essa sim é uma grande e boa novidade, ensinar os usuários a usar e administrar cores.

O que ficou de fora? Múltiplas Páginas.

Novamente a Adobe perde a oportunidade de colocar o recurso de múltiplas página num único arquivo. Eu não tenho nem uma leve idéia de qual seria o argumento para tal maldade. Já escutei que dificulta o PostScript. Balela! Que linguagem é essa que o próprio desenvolvedor não consegue resolver um problema tão tolo.
Outra desculpa esfarrapada que escutei é que o Bridge resolveria o caso. Essa seria a pior solução possível, um soft do tamanho e da complexidade do Bridge para conseguir administrar uma coisa boba como essa. Mais uma desculpa idiota é salvar no formato PDF. Rarará! A pessoa precisa saber usar o Acrobat para colocar duas páginas do Illustrator juntas. Ridículo.
Enquanto a ficha continua sem cair, nós usuário forçados do Illustrator, temos que enviar as peças dos nossos clientes em um monte de arquivos, enquanto o pessoal do Corel manda em um só.
Eu pergunto: Quem é amador e quem é profissional nesse caso?

1 comentários:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!