[CRÔNICA] Meu primeiro contato com um Mac

Meu primeiro contato com um Macintosh foi traumático.
Aconteceu em 1994, quando eu fui dar um curso de QuarkXpress no Diário de Pernambuco.
Eu já usava o Quark desde o lançamento da versão Windows. Naquele tempo as imagesseters não eram triviais como hoje. Eu criava as coisas e mandava fazer os fotolitos no Buereu Bandeirantes em São Paulo, pois no Recife, onde moro, não existia nenhum buereu.
Tive que aprender a fazer arquivos de impressão perfeitos pois não podia sair nada errado, não existia segunda chance.
Eu já tinha sido apresentado a alguns macs mas trabalhava no meu PC com o Windows 3.1 rodando QuarkXpress 3, FreeHand 3.5 e 4, e Photosho 2.5. Tudo isso em 16 MB de ram. Rarará!
Bem, recebi o convite para treinar uma equipe que iria iniciar a produção digital do jornal. Até aquele momento o jornal era todo manual, no lambe-lambe. Toda a diagramação do Jornal seria feita em PCs com QuarXpress pela facilidade de manutenção.
Lá no Diário, existia no centro de uma sala uma imagesseter AGFA tão antiga que nem lembro o nome (acho que era uma AGFAAccuset 800). Ela fazia as separações de cores do jornal. E para gerar os arquivos um Macintosh IIvi rodando Photoshop 2 com 40MB de ram.
Eu precisava digitalizar uns cromos e fui até o mac. Lá comecei a procurar o botão de ligar. Eu já tinha operado um mac mas nunca tinha ligado nenhum, todos os que eu tinha trabalhodo já estavam ligados.
Procurei, procurei, procurei e não achei nada. Aquele computador não tinha nenhum botão de ligar.

Fiquei perplexo.

Eu sabia montar e desmontar qualquer PC, mas não sabia sequer ligar um Mac.

Foi uma da maiores humilhações de minha vida.

Depois de 15 minutos procurando um botão chamei o operador da imagesseter que apertou uma tecla do teclado e a máquina fez aquele som característico "blounnn".

Rarará!

No mesmo dia todos os meus alunos estavam sabendo da história e gozando comigo dizendo:

- Liga no teclado viu Cláudio.

Como todos podem constatar meu relacionamento com os Macs nunca foi bom. Nada pessoal.

8 comentários:

aLx disse...

Seu problema, amigo Cláudio, é que você começou com o pé esquerdo com os Macs. Tenho certeza que em algum lugar existe um Power Book Pró esperando por você!

Não seja fechado a novas possibilidades... já pensou: MAC OS X e Windows numa mesma máquina??? Se quiser, coloco o seu Ubuntu também e fica com várias possibilidades de logs e vai poder levar seus estudos à cabo com tranquilidade!

Abraços.

Alessandro.

Renan Birck disse...

Eu nunca usei um Mac, mas queria ter um. Pena que $$$ é o fator limitante.

aLx disse...

renan, já deu uma olhada no mini mac? é bem barato e vc pode fazer bastante coisa nele.

=)

fora q um Imac G5 tá bem barato tb!!!

Renan Birck disse...

O problema é que Mini Mac te limita bastante em upgrades.

Eu gosto de ter máquinas com bastante RAM, vídeo offboard potente...

aLx disse...

Bom, tem o IMac G5 (em q eu trabalho, por exemplo) que é uma PUSTA máquina...

http://farm1.static.flickr.com/159/408133330_1fbdd82f6a.jpg?v=0

dê uma olhada... e eu vi dele no ML por R$ 3500,00.

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Eu não tenho nada contra os Mac gente. Acho máquinas maravilhosas. Mas acho o meu Athlon 64 sensacional.

Agora uma coisa, um MiniMac não é exatamente uma máquina para produção gráfica.

Fiquem acompanhando que vou fazer uma matéria sobre o Ubuntu x OSX muito boa. Aguardem.

Renan Birck disse...

O problema é que, com PC, a única opção pra usar os softwares de produção gráfica é Windows. E eu não gosto de Windows. :(

João Ricardo M. Oliveira disse...

Rarará!
agora liga até pelo próprio monitor, precisa ver a Tia da Limpeza, sempre que entra uma nova, ela pede desculpa por ter ligado o G5, rarará! Elas acabam passando um pano e sem querer, "blounnn"... com o som alto é bem legal...

e Cláudio, curto muito esse seu blog, leio sempre... continue assim...
um abração!
João Ricardo (SP)!