[HARDWARE] Você sabe o que é um Hackintosh?

Você conhece um Hackintosh? Não?
Trata-se de um PC normal, X86, P4 ou AMD rodando OSX. Isso mesmo, aquele computador que se compra por menos de mil balas rodando o precioso, delicioso e vistoso OSX. Você não acredite? Pois é a pura verdade.
Eu fui apresentado, por um colega aqui do Recife, a um PC, daquele bege, horrível, com um monitor de 15' rodando OSX. Dei uma bela gargalhada e fiquei curioso para saber se uma das minhas máquinas (eu tenho quatro) também poderia tornar-se um Hackintosh. Peguei emprestado o DVD pirata e levei pra casa. Nenhuma das máquinas conseguiu iniciar a instalação do sistema. É que eu sempre monto minhas máquinas com as mesmas placas mães (ASUS) e o chipset do controlador de HDs não é compatível. Fiquei só na vontade, mas não cometi uma ilegalidade (Rarará!).
Fui então vasculhar pela internet uma solução para o problema do chipset. Descobri que não tem solução. É incompatível e zé-fi-ni!
Porém, uma coisa me deixou surpreso, a quantidade de sites dedicados exclusivamente a piratear o OSX. Nunca conheci uma só comunidade com o objetivo de hackear o Windows. Ele é hackeado, distribuído aos quatro cantos do mundo e ninguém sabe quem fez. Mas o Mac OSX não. Todo mundo sabe quem quebrou as proteções da Apple, existem dezenas de comunidades que recebem até donativos por cartão de crédito para ajudar no projeto de divulgar as cópias piradas do OSX e fornecer suporte aos usuários que desejem instalar o soft do Steve Jobs em qualquer PCs de pé-de-escada.
Foi a manifestação mais escancarada que vi até hoje desse tipo de marketing ilegal. A Apple entrou no jogo da Microsoft com tudo que tinha, em grande estilo.
Pode visitar para conferir. Lá tem tudo. Suporte idêntico ao do site da Apple. Caso você queira fazer o teste é melhor olhar se sua máquina suporta o OSX, mas não se preocupe, está tudo bem explicadinho e fácil de encontrar.
Divirta-se e ano que vem compre um OSX legal que o Steve Jobs (CEO da Apple) agradeçe, ou seja, se você já decidiu piratear um sistema operacional escolha o OSX que tem até suporte. Esqueça o Windows Vista!

AQUI!!! - Um tutorial em espanhol muito preciso.
AQUI!!! - O WIKI da comunidade de Hackers do OSX. Você pode fazer um donativo em dinheiro e ajudar a causa (Rarará!).
AQUI!!! - O Forum da comunidade

4 comentários:

Renan Birck disse...

O problema é que "rodar o Mac OS X num PC" tira toda a simplicidade, o "just works" de um Mac.

Imagian só a Apple tendo que suportar uns 50 chipsets, umas 20 controladoras de disco diferentes?

aLx disse...

mesmo assim, poder navegar na net com a segurança de um mac... não tem igual!!!

eu vou tentar instalar no meu pc. aliás, cláudio, não dá pra generalizar que

ASUS NÃO TEM COMO INSTALAR.

nos fóruns de hackintosh muitos usuários de asus conseguiram. depende muito da chipset.

meu pc é asus. vou tentar e te dou um retorno.

tb estamos discutindo isso no all4pg. se tiver um tempinho, dê uma olhada.

abrasss

Pedro Emanuel disse...

Eu tive o mesmo problema com a controladora SATA da mobo Asus. Mas consegui resolver o problema, da seguinte maneira:

- Instalei pelo VMWare (no Win 2k, pra não pesar muito), no disco físico
- Depois, bootei (pelo VMWare ainda), peguei na net o AppleVIAATA.kext, editei o arquivo Info.plist dele, e coloquei-o em /System/Library/Extensions/IOATAFamily.kext/Contents/Plugins/
- Depois, pelo Terminal, modifiquei as permissões do kext para 755.
- Em seguida, recarreguei todos os kexts, com os comandos no terminal:

sudo rm /System/Library/Extensions
kextcache -k /System/Library/Extensions
kextcache -L -N -e

- Feito isso, desliguei a máquina virtual, reiniciei o computador, e o OSX iniciou, mas a internet não funcionava. Consultei novamente o oráculo (Google), e descobri que era incompatibilidade com o Ethernet da mobo Asus, e que isso poderia ser solucionado com o ViaRhine.kext.

- Então, voltei ao Win2k (quando o computador liga, tem que ficar segurando F8 e o bootloader do OSX aparecerá, então, selecione sua partição). Nele, baixei o ViaRhine.kext, e instalei-o na pasta /System/Library/Extensions/. Depois, modifiquei as permissões dele e recarreguei os kexts.

- Bola pra frente, tava lá. Mas nada de som! Maldita placa mãe! Mas depois encontrei uma solução bem prática, o AzaliaAudio.pkg, um instalador 100% interface gráfica. Instalei-o, e recarreguei os kexts.

- Pronto, agora meu OSX tá 100%, na minha máquina:
Asus P5VDC-X
NVidia GeForce 7100GS
1GB RAM
160GB HD SATA

Henrique Paiva disse...

esse fim de semana fiz minha primeira experiencia com o hackintosh. Apenas 2 dias atras fiquei sabendo da possibilidade e fiquei louco com a idéia.
Eu sou usuario osx com um powerbook, mas a possibilidade de rodar o melhor sistema operacional do mundo no meu desktop é maravilhosa.
Claro que o "melhor" da apple, é q seu SO é feito pro seu hardware, e isso garante o melhor funcionamento e qualidade do sistema.
Mas nem sempre se pode ter tudo de bom na vida.
E agora além do meu powerbook, tenho um pc de 600reais rodando mac osx.