[SOFT] Quark em português

Com alguma habilidade é possível baixar do próprio site da Quark uma versão do QuarkXPress 7.2 com opção para língua portuguesa.
Essa é a primeira versão realmente funcional do QuarkXpress para a língua portuguesa do Brasil. Esse sempre foi um sério entrave para a populariazação do Quark no Brasil, a falta de hifenização e de um interface em português.
Somente a versão 4.41 (1999) foi lançada um hifenizador em português. A interface lançada na mesma versão tinha sérios problemas e não consegui funcionar por mais que alguns minutos sem derrubar o programa.
Passou-se então as versões, 5 (2002), 6 (2003) 6.1 (2004), 6.5 (2004) e 7 (2006) sem nenhum tipo de suporte para a língua de Camões. Os felizardos que usavam o programa, geralmente em grandes instituições, compravam hifenizadores de terceiros.
Nesse meio tempo as coisas mudaram e a Quark e ela perdeu a liderança do mercado de produção de página impressa. A Adobe e seu maravilhoso Indesign (que na verdade é uma cópia do próprio Quark) inovou com um suporte mais amplo para fontes e principalmente a introdução de um recurso que desequilibrou a disputa: Camadas do Photoshop.
Antes de ser possível importar camadas para o Indesig qualquer imagem recortada usava um clipping path, ou seja, criava-se uma caminho no Photoshop (path), salvava-se a imagem no formato EPS e importava-se para o Quark. Embora a técnica fosse funcional deixava o diagramador sem muitos recursos.
O Indesign CS introduziu o novo recurso de camadas e tomou a dianteira no mercado. Com a versão 7 o Quark conseguiu recuperar o terreno e agora volta a concorrer.
Aqui você tem um link para baixar do próprio site da Quark a versão completa 7.2 com hifenização e interface em língua portuguesa. Caso você possua um serial da versão 7 terá uma versão "full", caso contrário uma versão de teste. Muita gente diz que é fácil encontrar um serial nos sites que distribuem arquivos Torrent, eu acho isso um absurdo e sugiro você a comprar o soft que custa somente R$ 5 mil reais. Não fique por aí procurando keygen piratas no Torrente, é ilegal.
Aviso aos navegantes. Caso você tenha a versão 7.x instalada é necessário desinstalar completamente antes de instalar a versão 7.2. Cuidado com as xtensions, faça cópia delas antes de apagar tudo. Fique tranquilo que a versão é uma perfeição. Ela é tão boa que foi retirada do ar pela Quark, quando percebeu o prejuízo.

BAIXE AQUI!!!

Boa sorte!

5 comentários:

Anônimo disse...

Cegonha, achei um site arretado pra você divulgar aqui no blog:

OS SANTOS PADROEIROS DO DESIGN GRÁFICO

E valhei-me Santa Ansiedade, que eu tenho um trabalho pra finalizar ainda hoje!!!

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Gostei da dica amigão. Vou procurar qual é o padroeiro dos gráficos e fazer um post. Com o devida referência ao amigo, claro.

RaulKW disse...

oi Cláudio, instalei o CS3 em meu MAC uns 15 dias atras, até agora rodando direitinho.. mas o quark 7.2 p MAC ainda nao encontrei, se tiver alguma dica..

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Desculpe Raul.
Mas e erro da Quark foi somente com a versão Windows. Foi tentar arranjar uma forma para viabilizar para Mac.
Obrigado novamente pela sua visita amigão.

RaulKW disse...

Valeu pela dica Cláudio, e parabéns pelo conteúdo do blog, o local de encontro para todos que amam a produção grafica..