[ADOBE] Viveremos sem o CS3 64 bits

A Adobe decidiu não lançar a versão 64 bits do Photoshop CS3. Extra-oficialmente elencou uma série de razões técnicas, mas será que os argumentos convencem? É que eu vamos ver.
Os argumentos da Adobe podem ser resumidos assim: “As aplicações de 64 bits não possuem de forma mágica um acesso mais rápido à memória”, ou seja, o Photoshop 64bits não teria um desempenho superior à versão 32bits.
Trata-se da mais absoluta verdade, só que uma meia verdade. Vou explicar melhor.
Os Photoshop rodará mais rápido em 64 bits? Com certeza sim, mas provavelmente não!
Se de um dia para outro você mudar toda a sua máquina para 64 bits o mais provável é um decréscimo pequeno, cerca de 5%, na velocidade pois os programas não precisam de mais memória para rodar que precisavam com 32 bits. O processador estará transportando o dobro de informações a cada ciclo (64 contra 32) em operações. Talvez 8 ou 16 bits bastassem. Por isso não há ganhos. Mas quando você têm 6 ou nove programas devoradores de memória abertos simultaneamente a coisa pega. Nesse caso o ganho de performance pode ser dramático, muito elevado. O limite dos processadores atuais em 32 bits é 4 Gigas de RAM. O Windows XP só consegue endereçar 2 e o OSX pouco mais que 3. Para driblar a limitação RAM os sistemas operacionais de 32 bits atuais fazem malabarismos (veja a imagem do acima) com o processador e usam o HD para simular a RAM que falta. Com um sistema 64bits seria desnecessário tais artifícios o que implicaria numa folga para o processador e para o HD. Com um sistema operacional como o Windows XP64 rodando num Athlon64, já à venda no mercado, é possível instalar até 1024 Gigas de RAM!
Então uma versão 64 bits do Photoshop, por exemplo, só teria um ganho maravilhoso de desempenho justamente no momento que você mais precisa, quando aquela imagem de 8.000 x 12.500 pixeis já está com 12 camandas e você pensa em colocar mais 43 mantendo, o illustrator trabalhando com 6 arquivos abertos, Bridge, Firefox, ITune, MSN, Skype, Torrent...
Qual é, então, a verdadeira razão que faz a Adobe ignorar todas as possibilidades oferecidas por uma plataforma 64 bits? Muitas razões, entre elas o fato da Apple ainda ter conseguido desenvolver uma plataforma 64 bits funcional para o OSX. A Adobe não lançaria uma versão do Photoshop para Windows XP 64 bits (já funcional e bem testado), pois isso significaria passar um recibo do fracasso da Apple e praticamente viabilizar o projeto da Microsoft, pois em pouco tempo o mercado iria perceber o extraordinário ganho de desempenho e migrar para o Windows 64 bits.
Outro fator é o investimento em desenvolvimento. Com uma plataforma de 64 bits seria necessário uma revisão completa dos códigos dos aplicativos com a retirada de todas as gambiarras feitas para acelerar o desempenho em 32 bits, mas que atrapalhariam em 64.
Fora essas duas grandes razões a Adobe elenca outras esfarrapadas como a pouca presença de suporte de drives de vídeo, impressoras e scanners. Se esse fosse um motivo verdadeiro o OSX nunca teria sido lançado.
A Adobe está jogando na retranca para preservar o placar e renunciando a qualquer inovação que signifique algum risco. Não consegue mover-se para o futuro verdadeiro por conta da sua briga com a Microsoft e está, como a Microsoft, tornando-se uma empresa conservadora e pesadona, aversa a novidades. Bem diferente daquela Adobe que no início dos anos 80 acreditou no sonho de Steve Jobs e colocou um computador para cada design do planeta.
Vamos voltar a esse maravilhoso assunto. Muita coisa de uma só vez cansa o leitor.

1 comentários:

Renan Birck disse...

Eu acho triste, ainda que compreensível, essa relutância das empresas na adoção do 64-bit.

Processadores 32-bit estão quase mortos, atualmente só vejo eles em máquinas mais baratas e em PC's de 1 ano e meio pra trás, tenho minha máquina atual a 2 anos e vou trocar, provavelmente por um notebook, quando eu conseguir um emprego estável.

Daqui algum tempo, chuto que até o fim do ano, mesmo os PC's mais baratos virão com Athlon 64 ou um Pentium 64-bits, e os "mais ou menos" com Core 2 Duo.