[STEVE JOBS] Cuidado ao falar mal da Apple

O editor chefe da Revista PCWorld dos EUA, Harry McCracken (esse aí do lado), teve sérios problemas quando resolveu escrever uma matéria revelando suas opiniões sobre os produtos da Apple e Steve Jobs.

Harry McCracken foi demitido sumariamente, antes mesmo de terminar o artigo, pelo seu chefe Colin Crawford, que tinha dirigido a MacWorld e estava a apenas um mês na direção da PCWorld. A matéria tinha o título "Os 10 motivos que me fazem odiar a Apple" era uma resposta a outra publicada um dia antes com o título "Os 10 Motivos que me fazem amar a Apple" escrita sob a encomenda de Crawford. Existem boatos que quando Crawford comandava a revista dedicada ao mundo Mac, Steve Jobs (CEO da Apple, para os que não sabem) indicava diretamente o que deveria ou não ser publicado. Com esse precedente logo a imprensa especializada (leia-se Wired) começou a fofocar que a demissão tinha sido encomendada por Jobs o que deixou a editora em apuros.
A demissão, entretanto, só durou uma semana. A direção da editora IDG procurou McCracken, o reconduziu a principal editoria a revelia do seu chefe Crawford, e publicou na íntegra o artigo atacando a Apple.
Após a volta ao trabalho McCracken divulgou uma nota batendo no Crawford, dizendo que sempre foi independente e nunca tinha deixado de publicar uma matéria por medo de perder ou assustar um anunciante ou um potencial anunciante.
A matéria que originou o arranca-rabo nem é tão boa assim, não tem grandes novidades, mas muito dura para os padrões da Apple. Ela fala, por exemplo, de assuntos proibidos por Steve Jobs como o vírus W32/RJump-A (na verdade um worm) colocado propositalmente pela empresa em 10.000 MP3 players distribuídos gratuitamente pela McDonald's do Japão e que quando conectado a um PC com Windows instalava um spyware considerado de alto risco.

Comentário meu: A arrogância da Apple e de Steve Jobs quando lida com críticas já é uma velha conhecida da imprensa do setor. O mesmo não pode-se dizer do Steve Ballmer da Microsoft que sempre prezou por uma certa transparência e bom relacionamento com os jornalistas, mesmo aqueles que defendem claramente o Linux como a PCWorld.

Leia a matéria que originou o arranca-rabo AQUI!!!
A nota de McCracken batendo no Crawford AQUI!!!
A matéria da Wired fofocando AQUI!!!

0 comentários: