[HARDWARE] Refrigeração eficiente


Hoje todos os computadores de mesa são refrigerados por intermédio de ventilação de ar forçada, mas poderia ser muito diferente.
Até o lançamento do chip 486 e dos PowerPCs ninguém dava a mínima para a refrigeração dos computadores. Eu tive muitas máquinas antes de comprar meu primeiro 486 que não usavam nenhum tipo de refrigeração interna. Quando montei minha última máquina foi necessário, além da refrigeração da fonte e do processador, mais dois exaustores o que aumenta o consumo e constitui mais uma fonte de problemas.
Fiquei pensando se seria possível fazer uma refrigeração funcional e mais eficiente usando um líquido, mas pensei que seria complicado colocar um “radiador” num computador. Estava enganado existe sim tal coisa e até mais que isso. Não é necessário nenhum tipo de radiador pois a refrigeração pode ser feita por imersão.
Segundo os dados que encontrei com esse modelo mostrado no vídeo a temperatura geral do sistema não ultrapassa de 37ºC e sem grandes picos, já com a refrigeração convencional a temperatura varia muito podendo atingir até 87ºC. A refrigeração também serve para a placa de vídeo e os HDs que geralmente esquentam muito. O líquido usado é óleo mineral para aplicações veterinárias que é isolante e não afeta os componentes. Um comentário interessante é que embora na demonstração do vídeo tenha se colocado bolhas de ar para dar um toque radical na verdade o ar misturado com o óleo eleva rapidamente a temperatura do computador, portanto, esqueça as bolhas.
Esse vídeo é, entretanto, mas uma brincadeira que mesmo uma tentativa confiável de criar uma refrigeração com líquido para computadores. A tentativa confiável que encontrei foi ESSA aí do lado da empresa ZAMAN, só que não tem a menor graça. O aquário e bem mais interessante.
Você pode visitar o site que fez esse vídeo AQUI!

0 comentários: