[HARDWARE] Acabou o tempo da Dolev.

Uma das melhores imagesseters que tive o prazer de ver trabalhando em minha vida foi a Scitex Dolev 100 da Policromia do Nordeste aqui no Recife. Isso foi por volta de 1995, há 12 anos.
Era uma máquina impecável, o estado da arte naquele tempo.
Eu já tinha trabalhado com muitas imagesseters de arrasto e era comum erros de registro. Também não era possível repetir apenas uma cor da separação (geralmente o preto), mas a Dolev não era de arrasto, usava um tambor, e a qualquer instante podia-se repetir somente uma cor sem nenhuma perda de qualidade.
Para os que não conheceram os equipamentos da Scitex não utilizam o PostScript, tinham uma linguagem própria que convertia o arquivo PS em dois outros chamados de CT/LW (Contone/Linework). O "CT" continha todas as imagens rasterizadas e o "LW-Linework" as vetoriais. Era possível abrir e editar separadamente cada um deles fazendo ajustes de imagens além de overprints e trappings em arquivos gerados sem nenhuma indicação.
Tendo cuidado era quase impossível produzir algo ruim.
Pois bem, o custo de uma Dolev 100 naquele tempo era no barato algo em torno de 45 mil dólares, hoje encontrei a mesma máquina por dez mil reais!!! Dá vontade de comprar só pra ficar brincando de fazer coisa boa aqui em casa!
Quem está vendendo é a Apolo Informática.

TÁ AQUI, BASTA PROCURAR!!!

3 comentários:

Marco disse...

A Dolev 200 daqui continua firme e forte (israelense é phodda), apesar da Mako 56 ao seu lado lançar um olhar ameaçador.

Anônimo disse...

comprei uma dolev 200 mas tô quebrando cabeça com o computador que é antigo se vcs puderem me ajudar gostaria de saber se tem como colocar ela num mais moderno?
artesmoreno@hotmail.com

Anônimo disse...

tem sim, a minha estava lenta , comprei 1 G3 e agora ta demais...