[TÉCNICA] Acrobacias com o Illustrator.

Como criar múltiplas páginas no Illustrator? Esse é o malabarismo que a Adobe tenta ensinar sob os risos dos usuários do FreeHand.

A Adobe providenciou um "kit treinamento" para os órfãs do FreeHand. Colocou o melhor professor da "Lynda", o Mordy Golding, para ensinar técnicas de transformar desiludidos usuários do FreeHand em felizes usuários do Illustrator, entretanto, o que se ver é quase um filme de horror.
O capítulo mais interessante é, sem nenhuma dúvida, como fazer um arquivo com múltiplas páginas no Illustrator. A técnica é simples, você cria uma página bem grandona e coloca o programa para fazer um "tiled" na hora de imprimir! Rarará! Que ridículo! O FreeHand também faz isso, mas cria múltiplas páginas também, em diversos tamanhos, com sangra, corte e registro e usando a memória com inteligância. Um show de bola.
Imagine você fazer um arquivo com 25 páginas no formato A3! Vai dar uma área de trabalho do tamanho de um campo de futebol de salão e uma confusão danada ao imprimir.
A segunda solução é muito pior, importar para o Indesign. Primeiro só resolve o problema da impressão e não o pior que é ter que ficar abrindo um monte de arquivos para pescar elementos.
A Adobe não se emenda. Tá na cara que a técnica vai fazer os usuários do FreeHand gargalharem e acharem que não é sério.
Essa birra em não colocar múltiplas páginas não tem nenhuma justificativa lógica. Desde a versão 7 que existe um plugin que faz isso, o Hot Door MultiPage, então não é problema de código. Bastava a Adobe compra o plugin, colocar como opcional e dizer aos usuários do FreeHand: "usem esse recurso, não é tão bom quanto o do velho FreeHand, mas resolve a parada".

Assistam AQUI o filme do Mordy Golding.

5 comentários:

aLx disse...

Na verdade o que este MULTIPAGE faz é organizar o arquivo de forma a criar SETS DE LAYER onde cada set seria uma página.

Teste este plugin e criei um documento com 7 páginas. Depois, abri este mesmo documento em um computador sem tê-lo instalado.

O que apareceu? Na paleta LAYERS vi PAG 01, PAG 02, PAG 03... Ou seja, este plugin não faz nada que otimize a impressão, não muda a estrutura do arquivo e não resolve nada.

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Mas pelo menos enganava.
Muita gente cria diversas camadas para simular as páginas, como o Multipage. A Adobe poderia encampar essa solução e dar um jeito de fazer montagens para imprimir com camadas.
De repente é uma boa solução, ou melhor, uma péssima solução!!!
Eu já usei o tal plugin com o Illustrator 8 e era um problemão quando mudava de máquina. Só servia para quem trabalhava sem compartilhar arquivos.

Marisa disse...

Mas Cláudio...
Vc detesta o Illustrator, pode assumir... rs ;)

Acho que seria complicado para a Adobe incorporar múltiplas páginas em um documento AI, visto que um simples arquivo já fica com um tamanho considerável em kb (ou Mb, depende... rs).

Além do mais, concordo com o Alexandre quando disse uma vez que o Illustrator é um programa para vetores e não se havia a necessidade de colocar páginas. Isso de paginação é tarefa para o InDesign.

Abs.!
;)

Unknown disse...

Mas imaginem como seria bom ter o Illustrator com multipáginas e o Imposer do Indesign integrado a ele.

Só conheci o Freehand nas últimas versões (9 e MX) e já vi o potencial dele. Penso que a Macromedia já vinha matando ele quando lançaram a suite MX2004 e não atualizaram o Freehand como o restante do pacote.

Se tivesse continuado sua trajetória juntamente com o Studio 8 e agora o 9 estaria muuuuito melhor que o Illustrator.

Túlio Thales disse...

Isso me faz lembrar e muito da teoria de Darwin e a sua seleção “natural” das espécies... (nesse caso ta mais pra “seleção adobal”) ou vc se adapta ou corre o risco de ser instinto das artes gráficas... hahahahah