[TÉCNICA] Desperdício de espaço

Hoje resolvi tirar a prova de quais programas que possuem ilustração vetorial conseguem fazer um código mais compacto e fiz o seguinte teste: Desenhei em cada um apenas um quadrado com o miolo branco e a borda preta de 0,25pt. Vejam os resultados:

Microsoft Expression – 1 KB
ACD Canvas X – 8 KB
CorelDarw X3 – 15 KB
QuakXpress 7 – 62 KB
Adobe Indesign CS2 – 896 KB
Adobe Illustrator CS2 – 1.252 KB

Tudo bem, o Illustrator gera código PostScript diretamente e por isso cria arquivos bem maiores. Para dirimir essa dúvida gerei um arquivo EPS em cada um dos aplicativos com o mesmo quadrado. Vejam os resultados:

ACD Canvas X – 25 KB
QuakXpress 7 – 142 KB
Adobe Indesign CS2 – 172 KB
CorelDarw X3 – 193 KB
Microsoft Expression – 214 KB
Adobe Illustrator CS2 – 563 KB

Nesse caso o Indesign teve um bom comportamento, mas o Illustrator continuou com o troféu do desperdício, mesmo o EPS tendo sido gerado a partir de um aquivo sem compatibidade com o Acrobat. A compatibilidade com o Acrobat é um dos pontos mais interessantes do Illustrator; quando eu a desativei o arquivo “AI” aumentou de 1.252 KB para 1.387 KB. Outra coisa interessante é que todos os programas aumentaram o tamanho dos seus arquivos quando convertidos para EPS, isso explica-se pelo fato da linguagem interna de cada um ser mais econômica que o PostScript (PS). O único que fez o contrário foi o Illustrator e o Indesign o que indica que o formato "AI" e "INDD" são mais prolixos que o EPS.

Rarará!

Tirem suas conclusões.

3 comentários:

Marco disse...

Você esqueceu do InkScape.

Unknown disse...

Cláudio, uma coisa que ajuda a diminuir o tamanho do AI é eliminar as swatches, brushes, symbols e graphic styles. Mesmo não usando, eles são salvos no arquivo. Não sei se vai melhorar o ranking do Illustrator, mas é uma boa dica.

Unknown disse...

Mais uma: a promessa da Adobe era deixar o CS3 leve como era o 9. Mas não sei se foi dessa vez, já que estrapolaram nas linhas de código, conforme seu outro post.