[ADOBE] O Illustrator está ultrapassado.

Adobe tem consciência que o Illustrator é um soft que precisa de uma grande reforma.

Eu sempre me questionei o motivo pelo qual a Adobe mantém o Illustrator inalterado por tanto tempo. Essa sempre foi uma grande charada para mim. O Illustrator é claramente um soft conceitualmente ultrapassado. Ele tem muitos recursos, mas a forma de fazer as ilustrações é antiga. Como nessa bicicleta aí do lado as rodas podem ser lindas mas ainda é necessário pedalar. Esse mal também é compartilhado pelo CorelDraw.
Fazendo uma análise comparativa com o editor de texto da Microsoft, o Word, vamos ver que a empresa está atenta ao envelhecimento conceitual e reinvetou todo o pacote Office nessa versão 2007. Mas a Adobe mantém o Illustraor intocado desde a versão 7 , ou seja, há mais de 10 anos que o Illustrator é exatamente o mesmo.
Recentemente, lendo uma entrevista dada pelo ilustrador e blogueiro Mordy Golding, descobri as razões: Monopólio e economia.
Justamente isso, a Adobe tem completo conhecimento e consciência que o Illustrator é um soft ultrapassado, mas resiste em "reinventa-lo" por ser um investimento elevado, preferindo retocar o velho código e contratar advogados para impedir que outros softs tornem-se concorrentes exercendo seu monopólio sobre o padrão usado pela indústria gráfica: O PostScript e o PDF.
Para Mordy Golding a Adobe matou o FreeHand a mando dos advogados, para não entregar preciosas patentes a um possível concorrente que, a médio prazo, poderia forçar a Adobe a investir numa "reciclagem" do Illustrator. Sabe-se que o FreeHand detinha 14% do mercado, já descontadas cópias vendidas no pacote da Macromedia que não eram usadas.
Foi até cogitado pelo pessoal da Adobe matar ambos os programas, o FreeHand e o Illustrator, e criar um novo programa, que incorporasse as melhores características de ambos. Mas a idéias foi abortada pelo departamento de marketing que afirmou que não faria sentido "matar" um produto que já era líder do mercado. Após essa decisão veio a notícia que a Microsoft estava planejando uma nova e matadora versão do Expression, ou seja, uma notícia contrária a política já em curso o que causou um corre-corre danado na Adobe (leia esse post AQUI!!).
Caso a Microsft resolva investir no Expression, e ela tem dinheiro para isso, obrigará a Adobe a também fazer o mesmo criando um ciclo de gastos que reduziria o lucro.
Durante a semana farei alguns outros comentários sobre a maravilhosa entrevista de Mordy Golding.

1 comentários:

Hélio Samuel - @samuhelius disse...

Eu sempre achei isso!
Mas nunca dizia nada pq o povo adora dizer que adobe é tudo etc... Illustrator é o melhor e tal. Defendem com unhas e dentes.

Agora taí! o Illustrator precisa "se atualizar" mesmo.