[ADEUS FREEHAND] Uma visão arrogante

A visão que a Adobe faz dos usuários do FreeHand é péssima, de uma arrogância típica do monopólio. Na entrevista de Mordy Golding ele dá conselhos aos usuários do FreeHand que queiram migrar para o Illustrator que resumem bem essa arrogância.

Perguntado qual seria o comportamento mais construtivo que o usuário do FreeHand deveria ter ao migrar para o Illustrator ele responde com as seguintes pérolas:

1. Não tente fazer o Illustrator criar múltiplas páginas.
Ou seja, não tente forçar a barra com um recurso maravilhoso que o FreeHand tinha e o soft que você está migrando, supostamente superior, não dispõe. O mais hilário é que o próprio Mordy Golding tem um tutorial na comunidade de ajuda aos usuários do FreeHand da Adobe ensinando justamente isso, simular mútiplas páginas no Illustrator. Rarará!

2. Não se lamente pelo fato FreeHand ter todos os controles num único painel e o Illustrator não.
Ou seja, aprenda que o Illustrator tem os controles espalhados em dezenas de paineis. Se isso dificultar o aprendizado, poluir a área de trabalho ou reduz a produtividade não é problema da Adobe. Você deve ser um usuário resignado pois a Adobe sabe o que é melhor para você. Seja um bom cabrito.
O mais interessante é que quando a Adobe precisou capturar os usuários do QuarkXPress criaou um soft, o Indesign, que comportava-se "exatamente" como o Quark.

3. Um trabalhinho a mais não mata ninguém
Esse é o mais interessante e eu vou citar entre aspas pois achei hilário: "Se você der alguns passos extras aqui ou lá, eu garanto que para algumas outras características ou funções podem ser feitas em menos passos em Illustrator.", Ou seja, esteja preparado para trabalhar mais pelo resto de sua vida. Ele de fato admite que o FreeHand é mais eficiente mas conclama os usuários a não darem bola para isso e tentarem criar suas próprias técnicas que com o tempo "Sim, agora seu trabalho levará 5 vezes mais tempo para ficar pronto. Mas os próximos levarão 4 vezes mais, etc".
É razoável imaginar que ficando 2 vezes mais lento (ou o FreeHand 2 vezes mais rápido) já será um número razoável para a Adobe.
Com uma declaração dessas é possível abrir um processo contra a Adobe pedindo indenização por lucro cessante, pela baixa de produtividade causada pela mudança forçada. É sério!!!

4. Novas características para agradar aos usuários do FreeHand
  • Habilidade para abrir arquvos do FreeHand MX, 10 e 9 (Mais ou menos, veja a imagem acima do filtro e comprove);
  • Facilidade para editar máscaras, inclusive com um novo botão;
  • Novo painel de preferências dedicado a comportamento de ferramenta de seleção e bezier;
  • Função alinhe trabalham em pontos de âncora individuais; (Alelúia!!!)
  • Criação e edição mais fácil de símbolo (semelhante ao FreeHand e ao Flash);
  • Habilidade para nomear novas cores automaticamente em um documento e os sadicionar como swatches definidos.(Alelúia!!!);
Ainda bem que os usuários do Illustrator tiveram o privilégio de verem bons recursos serem adicionados ou melhorados por conta da necessidade de capturar os usuários do FreeHand.

Para quem acha que estou brincando visite AQUI!!!


2 comentários:

teste disse...

"Mais ou menos" foi generosidade sua a respeito das exceções para importar arquivos do FH. Com aquele monte de exceções, qualquer arquivo um pouco mais trabalhado vai dar zica na hora de importar no ill.

Anônimo disse...

vem ca... n tinha umva versão do Illustrator que permetia ver miniaturas dos arquivos no explorer do windows?

agora só aparece icones.

gostaria das miniaturas.