[DTP com Linux] Scribus ainda precisa melhorar muito

O Scribus, grande vedete da produção gráfica para Linux, ainda não conseguiu se firmar como um bom produto.

Recentemente foi lançado um blog muito interessante chamado "Full Cicle Magazine" dedicado a promover o maravilhoso Ubuntu e com uma revista digital no formato PDF. A iniciativa é muito boa, eu gostei do site e coloquei entre os meus favoritos. Entretanto, o que mais me chamou atenção foi a qualidade ruim do texto da revista digital. Como era de se esperar a revista foi toda composta usando softs originais da plataforma Linux: O Gimp, Scribus e o OpenOffice e como eu não havia alertado em outro post a qualidade do algoritmo de distribuição de letras no parágrafo do Scribus era deficiente.
Nessa imagem acima (click nela para ampliar!) eu capturei duas páginas da revista digital. Desconsiderando a péssima qualidade do diagramador a qualidade do texto é ruim de arrepiar. O Quarx ou o Indesign não faria um texto ruim assim mesmo que o diagramador desejasse.
Fica o ensinamento, a qualidade de softs como o Quark e o Indesign não está na quantidade de bobagens que eles possuem, sim na qualidade da sua tipografia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alô Cláudio!

Parabéns pelo excelente trabalho de análise de DTP em Linux. Sou dos que torcem para que a plataforma possa em breve se constituir em uma alternativa realmente à altura de Janelas e Leopardos...

Intalei (no Windows)o Scribus 1.3.4, que justamente traz soluções para os pontos fracos que você aponta: marcas de corte e um melhor algoritmo na tipografia (este último você ajusta na mesma janelinha de "Propriedades", mexendo em "Espaçamento mínimo de caracteres").
A página do Scribus dá a notícia do novo release (desde maio!), mas o link principal para download continua sendo o da versão 1.3.3.9. O arquivo da 1.3.4 tem de ser descoberto por dentro do Sourceforge:

http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=125235&use_mirror=ufpr&filename=scribus-1.3.4-win32-install.exe&21054356

Dê uma olhada, acredito que você vai poder acrescentar muita informação nova à sua análise.

Grande abraço e um Feliz 2008 para você!

Cleber

Anônimo disse...

Para corrigir o link que saiu quebrado no comentário:

http://sourceforge.net/project/
downloading.php?group_id=125235
&use_mirror=ufpr&filename=
scribus-1.3.4-win32-install.exe
&21054356

Ou, alternativamente, basta ir atrás do download da versão 1.3.3.9, cancelar a caixa de diálogo que pede para abrir ou salvar e aí recarregar a página mudando na barra de endereço para "...scribus-1.3.4-win32...". Funciona também.

Cleber

José Antonio Rocha disse...

Aparentemente, o problema da revista está no fato que o editorador não hifenizou.
Abraços, e continue o bom trabalho com esta publicação!