[DTP COM LINUX] - Photoshop no Ubuntu

Nosso fiel leitor Alessandro deixou um comentário sobre um assunto tão interessante que resolvi colocar aqui para todos.
Como eu já comentei estou num projeto de conseguir montar uma plataforma para DTP em Linux. Já venho há um mês fazendo muitos testes e estou muito entusiasmado com os resultados.
Uma das soluções mais interessantes que encontrei foi um aplicativo do Linux chamado "Wine". Ele emula o ambiente do Windows com um desempenho razoável. Consegui instalar alguns programas como o Photoshop 7 e o Illustrator 9 com uma certa facilidade. Photoshop 7 foi particularmente útil já que o nosso candidato a soft de edição de imagens no Linux, o Gimp, não trabalha com CMYK. Mas fica uma questão para ser respondida. Por que trabalhar com o Linux emulando o Windows, quando podemos trabalhar com o próprio Windows? Não faz sentido usar um soft "for Windows" num ambiente Linux. O importante não é trabalhar com Linux (que doravante chamarei somente por Ubuntu) e sim com softs livres. Photoshop não é livre.
Tive um problema semelhante com o soft de edição de página, que faz o mesmo papel do Indesign ou QuakXpress. Meu candidato inicial era o PageStream, muito similar ao Quark 4 e com recursos poderosos. Mas ele é um soft pago, custa U$ 195! Voltamos então a um soft poderoso mas imaturo, o Scribus que é livre.
Tenho recebido muita ajuda da comunidade de soft livre. Já me apresentaram umas vinte formas de contornar o problema do Gimp de não editar arquivos CMYK, todas ruins. A menos ruim até agora é um soft muito interessante chamado Krita. Ele trabalhando junto com o Gimp dá para resolver a maior parte dos problemas.

4 comentários:

aLx disse...

ah, então não se trata apenas de um estudo sobre "Produção Gráfica em Linux", mas sim um estudo sobre "Produção Gráfica totalmente Open Source"...

se a questão fosse apenas migrar do Windows para o Linux seria muito interessante termos a suite CS funcionando no Ubuntu, mas não é o casa.

pelo que me lembro, mesmo o Corel chegou a ter versão para o Linux, não?

vou continuar acompanhando seu estudo. caso não consiga instalar um hackintosh na minha partição de "segundo OS" vou pensar com carinho no Ubuntu.

abraços e valew por ter se cadastrado no fórum... tem uma sala de QuarkXpress esperando pelos seus comentários e notícias.

aLx

Renan Birck disse...

Teve um Corel pra Linux, mas consta que a Corel estava no vermelho, daí a M$ deu uma injeção de dinheiro. Com a condição: eles teriam que matar os produtos Corel pra Linux.

É uma pena. :(

E não entendo porque a Adobe não se interessa muito pelo Linux...

aLx disse...

claudio,

não seria interessante vc pegar este "corel for linux" e testá-lo?

Marco disse...

Novidade: PDF Editor
http://pdfedit.petricek.net/pdfedit.index_e

Scribus:
Procure o pacote `scribus-ng'. É a versão de desenvolvimento, com novos recursos.

Já testou o `passepartout'?