[DTP COM LINUX] Uma gambiarra patrocinada pelo Google


Agora é oficial, o Google está patrocinando o desenvolvimento de uma gambiarra para rodar as versões do Photoshop CS e CS2 do Windows no Linux.
Quem já andou lidando com o Linux deve ter tentado rodar algum aplicativo para Windows usando o Wine. Eu fiz isso com o Photoshop 7 e confesso, ficou uma porcaria. O Wine é um aplicativo que simula no Linux o ambiente Windows. Raras vezes produz alguma coisa aceitável.
Mas o Google divulgou que está patrocinando um grupo chamado CodeWeavers para tentar melhorar essa situação. Em algum tempo poderemos rodar Photoshop para Windows no Linux.
Eu aposto que vai dar errado. Aposto 2 contra 1 e só isso pois a Google acerta muito.
Essa é a principal deficiência do Linux para adentrar no mercado de produção gráfica, a ausência dos aplicativos da Adobe. Infelizmente sem a Adobe é impossível prosperar nesse ramo.
Caso dê certo pode ser o primeiro empurrão para a Adobe lançar uma versão do seu pacote CS4 para Linux. Gostaria muito de poder trocar o meu Windows pelo Ubuntu.
__________
Fonte: Meio Bit

2 comentários:

Flavio Quintanilha disse...

Claudio, me desculpe a Ignorância, pois eu sou leigo nesse assunto de software livre, mas a Adobe pode fazer isso mesmo? Lançar uma Suite paga para rodar em Linux? Seria uma revolução e tanto hein! Acho que isso seria um tapa de luvas na cara da Microsoft. E os usuários? Estariam preparados?
Parabéns pelo Prelo Digital, eu acesso todos os dias em busca de atualizações.

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Existem muitos softs pagos, ou algo parecido, para Linux amigão.
O Maya é um exemplo.
Mas pessoalmente acho que a Adobe não pleneja tal coisa.