[ARTIGO] Adobe e Microsoft não casam bem.

Artigo do nosso leitor Rodrigo Crins sobre os problemas enfrentados pelo Photoshop quando um hardware Microsoft foi conectado. Obrigado Rodrigo.

Me chamo Rodrigo, e sou um leitor assíduo do seu blog. Gostaria de sugerir um post que vai ser útil para várias outras pessoas que trabalham com computação gráfica, principalmente no que se refere a utilização do Photoshop.
Recentemente, troquei meu teclado e mouse (genéricos e velhinhos, 5 anos de uso), depois de pesquisar bastante e estava disposto a gastar uns trocados a mais para ter um produto de melhor qualidade. Pois bem, achei que o com o melhor custo/beneficio para o que queria era o Kit da Microsoft com o Teclado Wireless Confort Keyboard 5.000 e o Mouse Laser Wireless 5.000, que estava por R$ 330,00.
Comprei o kit, instalei conforme recomendações do manual, de primeiro instalar o software de ambos, e depois conectá-lo a CPU, maravilha, tudo funcionando aparentemente funcionando perfeitamente, até abrir o Photoshop CS3.
Usando, ou tentando usar o Photoshop CS3, ele fica com uma instabilidade fenomenal, simplesmente ele fecha o programa sem chance de salvar o trabalho, e dando um erro em um arquivo DLL. A principio pensei que fosse algum problema com a instalação do programa ou então o Ruimindows, então formatei o pc, instalado tudo de novo, e vamos lá. Opa, o problema continuou. Pesquisei na Internet o erro, e para minha surpresa, achei em um fórum da Adobe que o software Intellpoint da Microsoft, que causa essa instabilidade no Photoshop CS3, tanto que segui as recomendações do fórum para desinstalar o software do mouse, feito isso o problema cessou.
Não contente ainda, instalei outras 3 versões do Photoshop (7.0, CS e CS2), o problema continuou, porém mais ameno, "só" fica aparecendo mensagens de erro toda hora, pelo menos o programa não fecha, dava para salvar o trabalho.
Depois de constatar que o problema realmente era com o Intellpoint, escrevi um e-mail gigantesco contando o caso e tudo mais para a Microsoft, inclusive dizendo que o software do mouse instalado era a ultima versão disponível no site de drivers deles.
Depois de um dia (sendo que no próprio site da Microsoft está dizendo que o tempo de resposta é de no máximo 4 horas), recebi aquelas linda resposta padrão, dizendo que era para eu entrar no site e fazer o donwload da última versão do drive (no e-mail estava destacado, com fontes negritas, e corpo maior que o restante do e-mail, que a versão instalada era a que estava disponível no site), e que a Microsoft só garante o funcionamento de seus produtos, com seus próprios produtos, não podendo garantir o funcionamento deles com produtos de terceiros, e diziam que o melhor que tinha a fazer era contactar o desenvolvedor do Photoshop, ou então mudar o programa utilizado.
Legal isso, você paga mais caro, achando que um produto é bom, e ele é pior que os mouse e teclados de R$1,99 que vendem por ai. Interessante que todos os outros mouse e teclados das mais diversas marcas, não dão problema com o Photoshop, mais o da Microsoft tem problema, e conforme a Microsoft me respondeu o problema é do Photoshop, e não dos Bugs que certamente o software do mouse tem.

Fica ai a sugestão para quem é da área e utiliza o Photoshop, passar longe dos Hardwares Microsoft.

Abraços

Rodrigo Crins

3 comentários:

Anônimo disse...

Pô, q sacanagem hein Rodrigo? Cara, esse negócio de comprar produtos originais é foda, a gente pensa q vai ter uma assistência técnica legal e o q recebe é isso. Agora qdo a gente compra alguma coisa pirata no camelô, o cara dá garantia, telefone dele mesmo e ainda troca o produto na hora caso dê algum problema.

As empresas precisam rever o conceito de "bem atender" e começar a correr atrás disso, pois os "piratas" já estão muito a frente deles.

Vc fez muito bem em colocar essa reclamação aqui, se eu fosse vc colocaria em diversos blogs especializados na nossa área além de colocar em sites específicos em reclamações do consumidor.

IMPORTANTE: Comprei um mouse sem fio da Microsoft para o meu notebook e no PS CS3 tá funcionando normalmente, sem problema algum. Aprovei o produto.

Unknown disse...

Rodrigo, fiz igual você, na hora de comprar um hardware novo, pensei, pensei, pensei, vi o custo dos genéricos e o benefício de se pagar mais caro. No fim comprei um Mac pra nunca mais trabalhar com o Windows.

Cláudio Cegonha Cabral disse...

Eu encontrei um post que fala justamente desse problema do Rodrigo:

http://prelodigital.blogspot.com/2007/05/adobe-photoshop-cs3-estranha-mouse-da.html

É necessário, então fazer um downgrade para a versão 5.5 do soft.
Tem que encontrar em algum lugar por aí.

Um abraço e boa sorte amigão.