[FREEHAND] NOTA DE FALECIMENTO

Nós, usuários, ex-usuário e fãs, cumprimos o dever de comunicar aos senhores e senhoras leitores desse blog o falecimento do grande e inesquecível Freehand.

Aconteceu hoje, numa nota seca e escondida do seu último dono, a Adobe. Na referida nota é dito que as esperanças acabaram, que não haverá novas versões nem adaptações à outras plataformas. Ele morreu.
Seu legado, entretanto, será lembrado por todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar com ele suas longas horas de árduo trabalho.
Era um soft simples de muitas virtudes e poucos defeitos. Fazia tudo com o espírito típico dos franciscanos, só o necessário, indo direto ao assunto.
Durante sua atribulada vida teve muitos donos que honraram sua boa fama e padeceu aos pés do último deles, vítima indefesa da inveja.
O Freehand viverá em nossa memória e mais tarde quando, finalmente, na versão CS9 o Illustrator lançar documentos com múltiplas páginas, lembraremos do inesquecível Freehand que em remotos tempos lançou o mesmo recurso e que funcionava com leveza e simplicidade.
Muitos dos seus fãs ainda acreditam na sua ressurreição como soft aberto para transformar e introduzir o mundo Linux no universo da editoração eletrônica. Esse vosso humilde blogueiro duvida de tal perspectiva, pois seu túmulo foi fincado onde só existe inveja e cobiça.

Viva o Freehand!!!

Leia aqui a nota publicada pela Adobe!!!

_____________________
Fonte: Real World Illustrator

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu, fala sério!
Acabaram com o melhor produto deles ,depois do photoshop, claro!.
Eles deveriam ter pego os filtros e o gradient mesh e colocado no Freehand, e pronto. O melhor Illustrator de todos os tempos.
O sistema de pontos e a leveza do programa são magníficos!!
Parabéns pelo seu texto, ficou ótimo.

Abraço.
Leo

Edson C. Damasceno disse...

oh Sr. Cláudio. Realmente os textos interessantes eu aproveito porque são de sumo interesse aos seus leitores e aos meus. Mas não há motivos para irritação porque se o Sr. verificar mais atentamente seus artigos estão linkados pelo título que estão em meu blog. Meus leitores já foram avisados em post anteriores que as fontes estão linkadas pelos títulos dos textos. Mas se o sr. preferir todo e qualquer conteúdo retirado de seu blog serão tirados do ar o mais rápido possível se assim for solicitado. Agradeço sua atenção e espero continuar contando com tão valiosa colaboração aos que estão buscando informações sobre nosso trabalho. Abraços!

Marco disse...

O Freehand fazia o melhor PostScript que já vi. Parecia mais um soneto.