Navegando pelo novos recursos do Illustrator CS3 nota-se claramente uma preocupação de aproximar a edição de nós do usuário. A última modificação razoável na forma de edição do Illustrator foi feita na versão 7, de lá para quase nada foi mudado.A edição de nós sempre foi uma das dificuldades do Illustrator. Em comparação com outros softs como o CorelDraw e principalmente o FreeHand a forma de edição do Illustrator é burocrática e ineficiente. Eu exemplifico. No Illustrator existe uma ferramenta exclusiva para redimensionamento. Imagine você como explicar a um usuário do CorelDraw o uso prático de tal ferramenta. No Corel quando um objeto é selecionado ele automaticamente entra no modo redimensionamento, é natural. No Illustrator não!
Mas era muito pior. Até a versão 7 para redimensionar um objeto era necessário antes definir que ponto ficaria fixo, ou seja, era necessário dar um click antes de iniciar o processo. Na versão 7 eles colocaram a possibilidade de trabalhar com o redimensionamento como no FreeHand (não como o CorelDraw!), mas mantiveram a necessidade absurda de ter que selecionar uma nova ferramenta. Para piorar mantiveram a velha ferramenta no menu, ou seja, o Illustrator tem duas ferramentas que fazem a mesma coisa para confundir os desavisados.
Nessa versão parece que a Adobe continuou a adicionar piduricalhos para tentar facilitar a vida dos novatos, sem notar que, quando se adiciona mais coisas estamos dificultando o aprendizado.
Boas novidadesMas vamos a melhor novidade, o novo recurso Live Color inspirado na ferramenta Kuler que esse vosso blogueiro já havia comentado aqui no Prelo Digital. Essa sim é uma grande e boa novidade, ensinar os usuários a usar e administrar cores.
O que ficou de fora? Múltiplas Páginas.
Novamente a Adobe perde a oportunidade de colocar o recurso de múltiplas página num único arquivo. Eu não tenho nem uma leve idéia de qual seria o argumento para tal maldade. Já escutei que dificulta o PostScript. Balela! Que linguagem é essa que o próprio desenvolvedor não consegue resolver um problema tão tolo.
Outra desculpa esfarrapada que escutei é que o Bridge resolveria o caso. Essa seria a pior solução possível, um soft do tamanho e da complexidade do Bridge para conseguir administrar uma coisa boba como essa. Mais uma desculpa idiota é salvar no formato PDF. Rarará! A pessoa precisa saber usar o Acrobat para colocar duas páginas do Illustrator juntas. Ridículo.
Enquanto a ficha continua sem cair, nós usuário forçados do Illustrator, temos que enviar as peças dos nossos clientes em um monte de arquivos, enquanto o pessoal do Corel manda em um só.
Eu pergunto: Quem é amador e quem é profissional nesse caso?
1 comentários:
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Postar um comentário